
Motorola 28 Mar
15 de junho de 2020 73
Se você está buscando um celular intermediário da Motorola, deve ter visto que o Moto G8 Power e G8 Plus estão quase pelo mesmo preço. E aí, qual comprar? Você me pergunta. Bem, é isso que vamos descobrir neste comparativo do TudoCelular onde analisaremos os pontos positivos e negativos de cada para saber qual vale mais o seu dinheiro.
G8 Power e G8 Plus são do mesmo tamanho, a diferença é que o Power é mais gordinho e pesado devido à bateria maior. Ele tem design mais atual com furo na tela, ao contrário do Plus que ainda adota entalhe de gota. A melhor parte é que isso faz com que ele entregue bordas mais finas e permita uma tela maior no mesmo espaço.
Na traseira eles são muito parecidos com conjunto de câmeras com aparência de uma exclamação invertida. O Power tem uma câmera a mais e o flash fica mais próximo da borda. Os dois estão disponíveis na cor azul, apesar da tonalidade diferente. O Plus também pode ser encontrado na cor vermelha e o Power em preto.
Em termos de conexões os dois são praticamente idênticos, a única diferença é que o Plus tem suporte a Wi-Fi de 5 GHz. A qualidade de construção também é igual: corpo todo feito de plástico com acabamento brilhante que risca fácil. O leitor biométrico fica na traseira e funciona bem nos dois.
Como cada um tem suas vantagens, damos empate de início.
O Power tem um pouco mais de tela, mas em troca o seu painel IPS LCD entrega brilho e contraste um pouco inferiores ao Plus. Você notará um preto mais acinzentado nele. Já na calibração de cores, por padrão, o Plus apresenta um branco mais azulado, mas isso pode ser corrigido facilmente ao mudar o perfil de calibração nas configurações de tela.
Na parte sonora temos áudio estéreo em ambos. É bom ver a Motorola ampliando isso na sua linha de intermediários. O Power é um pouco mais potente, mas o fato de ter um som mais forçado para os agudos dá essa sensação de superioridade, especialmente ao assistir vídeos no YouTube. O Plus, por outro lado, tem som mais equilibrado entre graves, médios e agudos.
O fone de ouvido é o mesmo que acompanha os dois. É um acessório confortável e que oferece boa qualidade sonora. Se quer extrair o máximo que estes aparelhos têm a oferecer para músicas, valerá a pena investir em fone de alta qualidade. E se você é audiófilo, vai gostar mais do Plus por ter menor distorção com fones de ouvido.
Damos ponto duplo ao G8 Plus por tela e som.
Quando se trata da linha Moto G não há muito o que falar sobre software, é sempre os mesmos recursos de sempre. A interface é bastante limpa, bem próxima do Android puro e traz o app Moto com alguns gestos que você já deve conhecer: como o de girar o pulso para abrir a câmera ou sacudir o celular para ligar a lanterna.
Por ter sido lançado ano passado, o G8 Plus ainda vem com Android Pie e segue sem o Android 10 que já vem de fábrica no G8 Power. A Motorola não é das mais rápidas em atualização e também não há garantia que tais aparelhos recebam o Android 11 algum dia. De qualquer forma, se ela garantir pelo menos um update para cada, então o G8 Power está em vantagem.
Damos ponto ao G8 Power por vir com software mais atual.
Quanto menor o tempo, melhor
Temos Snapdragon 665 com 4 GB de RAM nos dois. Podemos declarar empate em desempenho? Calma. Teoricamente deveriam ser iguais, já que até a resolução de tela é praticamente a mesma. Porém em nosso teste de velocidade o G8 Plus foi mais rápido, mesmo com o recurso de otimização do G8 Power ligado. Se você desativar para economizar bateria, então ele ficará ainda mais lento.
Em benchmarks tivemos também números um pouco maiores na variante Plus. Esta diferença não chega nem a 10% em ferramentas como o AnTuTu, então nem se preocupe com isso. O desempenho em jogos é similar em ambos. Não espere por fluidez impecável e até mesmo games como Asphalt 9 apresentam alguns engasgos.
Por ser mais rápido, damos ponto ao G8 Plus.
Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)
Power é sinônimo de bateria e com a linha G8 não seria diferente. Ele tem 1000 mAh a mais que o G8 Plus e como esperado entrega maior autonomia. Em nossos testes tivemos uma diferença de 25% na duração da bateria entre os dois. Se quer um que dure o dia todo, então tanto faz qual for escolher, mas se quer passar o final de semana fora de casa sem levar o carregador, então o G8 Power tem mais chance de sobreviver os dois dias.
Como ambos vêm com o mesmo carregador TurboPower de 18W, o G8 Plus acaba passando menos tempo na tomada por ter bateria menor. E aí fica a pergunta: você prefere um celular com mais autonomia ou um que recarrega mais rápido?
Damos empate: a bateria do Power dura mais, enquanto a do Plus recarrega mais rápido.
Qual tem melhor câmera? O G8 Power vence em quantidade, mas o G8 Plus supera em qualidade. Se você busca obter as melhores fotos, seja em nível de detalhes, cores, HDR ou iluminação, é o Plus que deve escolher. Ele também se sai melhor à noite por ter modo noturno que faz falta no outro da Motorola.
A vantagem do Power é que sua câmera ultra-wide pode ser usada para fotos, enquanto a do Plus fica limitada apenas a vídeos, como temos no One Action. Há também uma câmera dedicada para macros e uma teleobjetiva com zoom óptico. Ou seja, o conjunto do G8 Power é mais completo e versátil, mas se você quer apenas o que tira as melhores fotos, então escolha o Plus.
Aqui daremos empate já que cada conjunto de câmeras tem suas vantagens.
Na parte frontal também temos câmera com resolução superior no G8 Plus. Ele consegue superar o Power em selfies, mas apenas em locais bem iluminados. É curioso ver o quanto a qualidade cai quando você tenta tirar uma selfie à noite. É possível usar o flash de tela para minimizar a perda de nitidez e o excesso de ruídos, mas o resultado final não fica melhor que o G8 Power.
Damos empate: o Plus é melhor para selfies de dia e o Power vence à noite.
Os dois gravam vídeos em 4K, mas se busca por estabilização terá que filmar em Full HD. O Plus se sai melhor nisso, com vídeos muito mais estáveis quando você grava com a ultra-wide, sem falar que pode segurar o celular na vertical que o vídeo será gravado em paisagem. Seu foco é mais ágil do que o do G8 Power e sofre menos ao filmar à noite. Os dois capturam áudio com boa qualidade.
Encerramos a parte de câmera com ponto para o G8 Plus.
O G8 Plus chegou ao mercado no final de 2019 por R$ 1.699, enquanto o G8 Power foi lançado no começo de 2020 por R$ 1.599. Por ser mais antigo, é possível encontrar o Plus por valor mais baixo atualmente. Ou seja, você tem um celular mais avançado e ainda paga menos por ele, o que torna seu custo-benefício superior.
E com isso encerramos nosso comparativo com o último ponto para o G8 Plus.
Na geração passada, o modelo Power era bastante inferior à variante Plus, porém desta vez não chega a ser tão grande assim. O problema é a pouca diferença de preço, o que faz o G8 Plus ser a melhor compra sem dúvida. Ele tem melhor tela, som superior, é mais rápido, passa menos tempo na tomada, tira melhores fotos, grava vídeos com qualidade superior e ainda pode ser encontrado mais barato.
Há sentido comprar o G8 Power? Se você se importa com atualizações, ele sai em vantagem por já vir com Android 10. Você terá bateria que dura dois dias facilmente e um conjunto mais completo de câmeras com direito a zoom óptico e lente macro. De qualquer forma, o G8 Power só fará sentido se estiver mais em conta que o G8 Plus.
Motorola Moto G8 Plus: 9 PONTOS
Motorola Moto G8 Power: 5 PONTOS
Qual é o melhor celular da família Moto G8 na sua opinião? Comente abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários