
Samsung 07 Jun
24 de julho de 2019 47
O Galaxy A20 traz algumas melhorias em relação ao Galaxy A10 e pode ser visto no varejo nacional já a preço comparável ao do Moto G7. E aí fica a questão: será que o salto é suficiente para competir com o modelo da Motorola?
O A10 não venceu o G7 Play, mas o A30, que já traz um bom salto em recursos, superou o G7 Plus. Como fica, então, a disputa entre esses dos que ficam no meio? Vem com o TudoCelular comparar as características e resultados em testes para saber qual dos dois te atende melhor.
A linha A da Samsung segue um mesmo padrão em design, sempre mantendo um ótimo aproveitamento da parte frontal para a tela, com o recorte em gota para a câmera frontal, e a câmera, no caso do A20, um conjunto duplo, posicionada no canto.
O conector de ambos os modelos já é no padrão USB do tipo C, algo que cobramos de intermediários já faz um bom tempo.
O Moto G7 segue as linhas Motorola, com boa redução das bordas em relação aos antecessores, mas ainda com proporção menor que concorrentes. Esse modelo também traz o recorte em gota para a câmera frontal e, na traseira, as câmeras ficam no círculo que se tornou assinatura da fabricante nos últimos anos.
Com relação ao material, o A20 tem corpo de plástico, enquanto o G7 já tem acabamento em vidro - e vem com capinha protetora na caixa.
O corpo menor com mais tela e mais bateria são vantagens para o A20, que leva o primeiro ponto apesar do material do acabamento.
O A20 traz tela Super AMOLED, contra uma IPS LCD do Moto G7. Existem casos de telas LCD que acabam entregando imagem melhor e até brilho maior do que algumas AMOLED, mas não aqui.
Apesar da resolução ser apenas HD, o A20 tem boa nitidez. O único ponto fraco é o brilho embaixo da luz do sol, mas o Moto G7 também não consegue visibilidade boa nesse cenário. E tem brilho mínimo um pouco mais incômodo para o escuro. Mais um ponto para o Galaxy em tela.
Em áudio, incrivelmente temos dois bons modelos, com alto-falantes que entregam som sem muita distorção mesmo no volume máximo. Mas o Moto G7 alcança volume mais alto com mais qualidade, então o ponto desta vez vai para ele.
Falando em recursos, temos dois modelos que já saem da caixa com o Android Pie instalado, sendo o A20 com a interface OneUI, da Samsung, e o G7 com o visual igual ao da linha Pixel e Android One. Cada um recebe os extras de suas fabricantes, o que inclui modo escuro e Dual Messenger como destaques no A20 e os gestos da Motorola no Moto G7.
Ambos também oferecem opções em biometria, com desbloqueio pela leitura de digital, com sensor na traseira, ou reconhecimento facial.
Como ambos oferecem recursos parecidos, sem nada a se destacar, vai um ponto para cada desta vez.
E chegamos a um dos pontos que muita gente considera como principal na hora de escolher o smartphone. O hardware desses dois modelos é bem diferente, sendo uma plataforma Exynos 7884 no A20 (a mesma utilizado no A10, mas com mais memória RAM), e um Snapdragon 632 no Moto G7 (também o mesmo chipset dos G7 Play e Power).
O modelo da Motorola realmente tem mais poder de fogo, e deixou isso bem claro em nossos testes. O aparelho foi quase um minuto mais rápido em nosso teste de velocidade, confirmando a superioridade que vimos nos benchmarks.
Em jogos, você também vai ficar melhor servido com o G7. Não que o A20 não consiga rodar a maior parte dos títulos da Play Store, mas o Motorola consegue performance mais fluída e com gráficos levemente melhores. Ponto para o G7 em desempenho.
O Galaxy A20 tem mais bateria, com 4.000mAh contra 3.000mAh do Moto G7. Mas na prática a gente cansou de ver modelos com menos carga entregar autonomia maior. Será este mais um desses casos?
Não pelo que vimos em nossos testes. O A20 realmente entregou tempo de uso bem melhor, ultrapassando as 20 horas. O G7 ficou em cerca de 13 horas no nosso teste, que é padronizado e permite comparar os modelos que passam por nossa bancada.
Se você busca boa duração da bateria, o A20 é a sua escolha, mais um ponto para ele.
Em recarga, apesar de o Moto G7 demorar menos tempo total, foi apenas cerca de 10 minutos mais veloz para ir de zero até cem por cento. Mas é bom lembrar que o A20 entrega tempo de uso bem maior com pouca coisa a mais na tomada. Por isso o ponto vai para o Galaxy.
Os conjuntos de câmeras possuem características parecidas, com algumas diferenças na abertura das lentes e alguns outros detalhes, apenas. O A20 ainda fica na frente no papel por ter resolução maior no sensor principal e uma lente ultra-wide.
Em cenários bem iluminados, a disputa é boa. O A20 consegue equilíbrio melhor entre as áreas claras e escuras, mas o Moto G7 tem um pouco mais de nitidez e detalhes - sendo que este segundo pode se perder um pouco na superexposição de áreas claras.
Com pouca luz, a situação não é boa para nenhum dos dois, com muitos ruídos, perda de cores e, de novo, falta de equilíbrio entre partes claras e escuras.
No modo retrato, o Moto G7 tem resultados melhores. O A20 desliga o HDR e aí perde o equilíbrio melhor, estourando até demais o fundo das fotos.
Por fim, a vantagem de tirar fotos com campo de visão maior é relativa. O A20 distorce bastante os cantos, e o sensor é uma negação com pouca luz. Mas o ponto acaba ficando com o Galaxy no conjunto principal por ter um pouco mais de vantagens.
Nas selfies, o jogo vira. O A20 tem qualidade bem decepcionante para um modelo da linha A da Samsung, que costumam ser relativamente bons na câmera frontal.
O Moto G7 não é dos melhores, mas tem qualidade superior ao rival deste comparativo, tanto com boa iluminação como com pouca luz. E olha que o intermediário da Motorola repete o desequilíbrio entre áreas claras e escuras.
E finalizando com os vídeos, o fato de gravar em 4K e conseguir qualidade melhor que os outros modelos mais baratos da linha, o Moto G7 acaba ficando à frente de novo. O A20 só grava em Full HD, e não dá para esperar muito desse modelo, que tem qualidade próxima à do A10.
O Galaxy A20 já está disponível no varejo online brasileiro a preço bem mais baixo que seu valor de lançamento, que era elevado. Por cerca de R$ 800, é um bom aparelho.
O Moto G7 pode ser encontrado por menos R$ 1.000 se você procurar bem, e tem conjunto geral decente para esse valor.
O A20 tem mais vantagens que o concorrente deste comparativo, e acaba valendo mais a pena pelo preço mais baixo. Nesse caso, você tem autonomia bem superior, mas perde bastante em desempenho, que é muito melhor no G7.
Galaxy A20 | Moto G7 |
---|---|
|
|
Os conjuntos de câmera são uma boa competição. Para selfies, vá de Moto G7. O A20 só vai ser melhor se você usar a lente ultra-wide com alguma frequência, senão, de novo, o Motorola vai acabar agradando mais.
E agora deixamos a palavra com você: qual desses modelos te atrai mais, e por quê? Conta pra gente nos comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários