
Economia e mercado 11 Abr
13 de abril de 2025 42
Após anunciar tarifas de até 145% em todos os produtos produzidos na China, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recuou da medida e isentou smartphones, computadores e chips.
A lista de exceções foi publicada pela alfândega americana e traz também laptops, discos rígidos, processadores de computador e chips de memória.
Na prática, as chamadas "big techs", como Apple, Intel, Dell e NVIDIA, se beneficiaram da medida, uma vez que elas poderão retomar a importação de produtos que só podem ser montados na China.
A medida anunciada pela alfândega dos EUA também exclui esses eletrônicos da chamada "tarifa básica" de 10%, que atinge países como Índia, Taiwan e Vietnã. Ou seja, locais que produzem smartphones e chips para Apple e Samsung, por exemplo.
Procurada para comentar o assunto, a Casa Branca não se posicionou, mas o presidente Trump disse aos seus apoiadores:
Vou dar essa resposta na segunda-feira. Seremos muito específicos na segunda-feira [...] estamos recebendo muito dinheiro, como país, estamos recebendo muito dinheiro.
Já um funcionário do Departamento de Comércio disse que o alívio das tarifas pode ser "curto", uma vez que o governo Trump tem preparado uma investigação comercial relacionada à segurança nacional dos semicondutores importados.
Após o recuo repercutir globalmente, a China emitiu uma nota:
Esse é um pequeno passo dos EUA na direção de corrigir sua ação equivocada de impor unilateralmente 'tarifas recíprocas'.
Além disso, o governo da China instou Trump a acabar com a tarifa de 145% que tem incidido sobre os demais produtos chineses. Ainda na nota, as autoridades de Pequim citaram um ditado popular:
O sino no pescoço de um tigre só pode ser desamarrado pela pessoa que o amarrou.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários