
Economia e mercado 04 Abr
09 de abril de 2025 44
Por mais que a TSMC tenha adotado uma postura de colaboração com o governo dos Estados Unidos, a empresa pode enfrentar uma multa de US$ 1 bilhão por vender chips de Inteligência Artificial para a Huawei.
Conforme pessoas que possuem acesso aos bastidores da Casa Branca, essa penalidade deve ser aplicada em breve, uma vez que as investigações comprovam que a empresa tinha capacidade de rastrear os chips que montava para uma companhia "laranja" chamada Sophgo.
Para quem não se lembra, o processador de IA Ascend 910B usava chips produzidos pela TSMC graças a uma companhia que comprava o material da taiwanesa e repassava para a Huawei.
Ao todo, a TSMC produziu cerca de 3 milhões de chips avançados para a Sophgo e todos eles foram parar em plataformas de IA da Huawei na China.
Ou seja, uma clara violação as sanções que os Estados Unidos vem aplicando contra a chinesa desde 2021.
As autoridades do Departamento de Comércio de Donald Trump também alegam que a TSMC não pode alegar inocência, uma vez que ela sabia que estava vendendo chips para uma empresa chinesa e que eles poderiam ser desviados.
Comentando o assunto, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, salientou que o país deve ampliar a fiscalização.
Vamos buscar neste governo um aumento dramático na fiscalização e nas multas para pessoas que violarem as regras. Estamos fartos de pessoas tentando ganhar dólares apoiando aqueles que procuram destruir nosso modo de vida.
Por outro lado, a TSMC disse que está cumprindo a lei e que deixou de vender chips para a Huawei em 2020.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários