
Economia e mercado 26 Mar
Diante de uma guerra comercial cada vez mais acirrada com os Estados Unidos, a China tem conseguido atrair profissionais experientes para a sua iniciativa que prevê a produção 100% local de chips.
Um exemplo disso foi revelado pelo South China Morning Post, que confirmou a mudança de dois engenheiros da Apple para a China recentemente, sendo que um deles trabalhou diretamente no desenvolvimento do primeiro chip Apple M1.
Apesar de não sabermos se os nomes são verdadeiros devido a possíveis retaliações dos EUA, Wang Huanyu ingressou recentemente na Escola de Circuitos Integrados da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong após ter trabalhado no projeto dos chips Apple M1, M2, M3 e M4.
A mudança de Wang aconteceu no fim do ano passado e ele tem trabalhado diretamente no desenvolvimento de chips avançados em solo chinês.
Já o segundo engenheiro trata-se de Kong Long, que trabalhou na Apple desenvolvendo um sistema de radiofrequência que pode ter se tornado o novo modem C1 da empresa.
Ele também já foi engenheiro de hardware na Oracle e, apesar de ter se formado na China na Universidade Jiao Tong de Xangai, fez doutorado na Universidade da Califórnia.
O SCMP ainda relata que muitos outros engenheiros experientes estão voltando a China, uma vez que, diante da pressão do governo Trump, muitos têm sido questionados sobre a lealdade aos EUA.
Não há atualização sobre se esses dois engenheiros de chips retornaram à China devido a pressão externa ou renunciaram por conta própria, mas há uma tendência crescente de indivíduos nascidos na China retornando ao seu país de origem.
Por enquanto, a Apple não comenta o assunto.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários