LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple perde engenheiros que projetaram chips M para rivais chinesas

02 de abril de 2025 18

Diante de uma guerra comercial cada vez mais acirrada com os Estados Unidos, a China tem conseguido atrair profissionais experientes para a sua iniciativa que prevê a produção 100% local de chips.

Um exemplo disso foi revelado pelo South China Morning Post, que confirmou a mudança de dois engenheiros da Apple para a China recentemente, sendo que um deles trabalhou diretamente no desenvolvimento do primeiro chip Apple M1.

Apesar de não sabermos se os nomes são verdadeiros devido a possíveis retaliações dos EUA, Wang Huanyu ingressou recentemente na Escola de Circuitos Integrados da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong após ter trabalhado no projeto dos chips Apple M1, M2, M3 e M4.

A mudança de Wang aconteceu no fim do ano passado e ele tem trabalhado diretamente no desenvolvimento de chips avançados em solo chinês.

Imagem/reprodução: muitos talentos de outros países estão sendo contratados por empresas chinesas para desenvolver a produção local de chips.

Já o segundo engenheiro trata-se de Kong Long, que trabalhou na Apple desenvolvendo um sistema de radiofrequência que pode ter se tornado o novo modem C1 da empresa.

Ele também já foi engenheiro de hardware na Oracle e, apesar de ter se formado na China na Universidade Jiao Tong de Xangai, fez doutorado na Universidade da Califórnia.

O SCMP ainda relata que muitos outros engenheiros experientes estão voltando a China, uma vez que, diante da pressão do governo Trump, muitos têm sido questionados sobre a lealdade aos EUA.

Não há atualização sobre se esses dois engenheiros de chips retornaram à China devido a pressão externa ou renunciaram por conta própria, mas há uma tendência crescente de indivíduos nascidos na China retornando ao seu país de origem.

Por enquanto, a Apple não comenta o assunto.

Veja mais


18

Comentários

Apple perde engenheiros que projetaram chips M para rivais chinesas
  • Nada de novidade, apenas o de sempre que os chineses já faziam vão lá para aprender e depois volta pra china

      • Xi jinping está bravo com o Trump aí deu nisso adoro isso Jajá os china compra o Google aí já era

          • Tecnologia nos EUA só é possível se você colocar um chinês ou japonês nas equipes. Tira eles e verá o caos no desenvolvimento de novas tecnologias.

              • Que delícia de notícia. Que a Huawei e SMIC os valorizem e aproveitem bem do conhecimento deles.

                  • Excelente notícia.
                    E os caras já eram chineses.

                      • Assim que é gostoso, o pateta RUIVO , pagando de fodão, vai afundar os EUA, e boa parte da população e do congresso vai ta aplaudindo de pé, igual um ladrão de joia quiz fazer por aqui .
                        O pateta ta fexando e passando o rido nos funcionários, inclusive de sreas estratergicas, ai o cara ganhava bem , tem contas a pagar e ter wue viver, PATRIOTISMO PAGA AS CONTAS? %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23 .
                        O Pateta ta fazendo fo jeito que muitos paises estava espererando só a oportunidade que chegou, agora essa mão de obra qualificadas estão às solta, so esperando a iportu6apatecer.
                        Cedo ou tarde o pateta vai sair de la ,ai vão cair na real a merda que o cara fez deixando rastro de merda pelo pais inteiro..
                        No ritmo Q esta indo ligo logo os chineses estão fabricando chip de ponta , melhor que os americanos e tudo gracas a essas merdas que o cara ta fazendo, os CHINA, e os RUSSO AGRADECEM %uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%uD83E%uDD23%u D83E%uDD23%uD83E%uDD23
                        Qurm viber verá

                          • Todos chineses, que fizeram universidade gratuita na China e depois doutorado nos Estados Unidos. E tem gente xingando a China, ela esta pagando mais, esta certa.

                              • Outro detalhe, eu li uma matéria falando sobre uma pesquisa com cientistas, todos tipos de cientistas, e a maioria fala abertamente que tem pretensão de sair dos Estados Unidos depois da vitória do Trump e um dos motivos é a política do Trump que vem reduzindo absurdamente verbas para pesquisas cientificas e etc.

                                • Galera preocupada com a Apple kkkkkkkkkkk

                                    • Esses chineses são foda, sempre tentando copiar as coisas dos outros e fabricando a base de escravidão

                                      • Vish isso não parece nada bom, sem falar que eles podem vazar como era feito os chips da Apple, ou talvez não, devem assinar um acordo que não podem fazer isso.

                                          • Mesma coisa que aconteceu com a Nuvia no snap, Qualcoom só conseguiu melhorar o chip por ter contratado ex engenheiros Apple traidores que vazaram tecnologias.

                                            • A incerteza no governo Trump deve ser uma merda, qlq hora pode dar de maluco e mandar prender os chineses, ainda mais os que trabalham com Chips de ponta. Ao msm tempo q as empresas chinesas devem estar oferecendo ótimos benefícios, li uma matéria de q os caras da ASML toda hora recebem propostas pra ir pra China com melhores salários e sem nem saber falar chinês. Os caras q já são de lá então, já vão chegar em cargo de liderança

                                                Android

                                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                Android

                                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                Especiais

                                                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                Software

                                                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2