
Economia e mercado 20 Mar
Atualização (01/04/25) - JB
As transportadoras terceirizadas que prestam serviços para os Correios anunciaram, na noite desta segunda-feira (31), uma paralisação total que terá início a partir de hoje (1).
Segundo as empresas, o motivo por trás dessa ação é o não pagamento dos serviços prestados durante o mês de janeiro, tornando "impossível" a continuidade dos serviços de cargas e entregas em âmbito nacional.
As empresas também dizem que a Lei 14.133/2021 respalda a decisão de suspender o cumprimento das obrigações assumidas perante os contratos administrativos com os Correios.
Em nota, as transportadoras dizem:
As empresas não receberam os seus faturamentos de Janeiro/2025, tornando impossível a continuidade das execuções dos serviços de cargas e entregas em âmbito nacional, além do descumprimento da data prevista para pagamento, sendo todo dia 16 e 28 dos meses subsequentes, conforme previsão contratual, o que torna inadmissível, ficarmos 90 dias sem recebimentos.
As empresas de transporte também dizem que a falta de recursos financeiros tem prejudicado as operações, uma vez que não há como pagar os combustíveis, funcionários e manutenção dos veículos.
Em nota divulgada posteriormente, os Correios alegam que estão tentando efetuar todos os pagamentos de forma gradual.
Os Correios ainda enfrentam dificuldades em seu sistema de pagamento, contudo vêm realizando o pagamento gradual aos fornecedores. A empresa está trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível. Importante ressaltar que o serviço de entrega não sofre impacto e segue operando ininterruptamente em todo o país.
Diante do impasse, ainda não é possível afirmar que os serviços de transporte serão 100% paralisados hoje.
Texto original (24/03/25)
Transportadoras terceirizadas que prestam serviços para os Correios ameaçam entrar em greve diante da falta de pagamentos. O comunicado de suspensão das entregas foi realizado na última semana em carta enviada ao presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.
Segundo denúncias encaminhadas aos Correios, diversas empresas tem recebido pagamentos atrasados ou de forma irregular, tornando "inadmissível a continuidade das execuções dos serviços".
Além disso, caso a regularização dos pagamentos não aconteça até o fim desta segunda-feira (24), os transportes serão paralisados.
requeremos regularidades de pagamentos dos fornecedores de transportes, pois a execução é bem dispendiosa, e retorno imediato do valor presente, sob pena de suspensão geral do transportes de cargas no Brasil dos fornecedores arrolados abaixo, com data prevista para o dia 24/03/2025 - diz um trecho da carta.
Por enquanto, as transportadoras não iniciaram o processo de greve, uma vez que os Correios prometem fazer a regularização dos pagamentos.
Em nota, a estatal diz:
Os Correios enfrentaram um problema técnico no pagamento de alguns fornecedores, mas os pagamentos já foram realizados e as compensações serão concluídas até o início da próxima semana. Importante destacar que as entregas em todo o país não foram afetadas e ocorrem normalmente.
Cabe lembrar que a entrega exclusiva de mercadorias será o principal atrativo do novo marketplace dos Correios, que já está quase pronto para lançamento.
A novidade busca reverter os constantes prejuízos da estatal.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários