
Economia e mercado 28 Fev
A Huawei e a SMIC começaram a testar as primeiras máquinas de produção de chips 100% chinesas. A informação foi publicada no fim de semana e mostra que as empresas querem acabar com a dependência da ASML.
Segundo pessoas que possuem acesso aos bastidores das empresas, essas máquinas de chips chinesas foram desenvolvidas para tornar a China totalmente independente das soluções ocidentais e também imune as sanções dos Estados Unidos.
A produção experimental de chips deve começar no terceiro trimestre deste ano, sendo que, caso tudo dê certo, a fabricação em massa dessas máquinas acontecerá após o segundo semestre.
A operação de fato só deve acontecer em 2026.
Um ponto relevante da abordagem dos chineses é que as máquinas podem ser capazes de produzir chips em 5 nanômetros, sendo que elas usam um processo mais simples e trazem design menor.
Isso resulta em menos consumo de energia e custos reduzidos na produção de chips avançados. Segundo pesquisa publicada anteriormente, a equipe da Harbin Provincial Innovation desenvolveu uma fonte de luz de litografia ultravioleta extrema com descarga de plasma.
Essa fonte pode produzir luzes EUV com comprimento de onda de 13,5 nm, o que atende às demandas do mercado de fotolitografia e resulta em um menor consumo energético em relação aos equipamentos da ASML.
Por enquanto, a Huawei e a SMIC não comentam o assunto. De toda forma, são grandes as chances das empresas apresentarem chips de 5 nm e mais avançados em 2026.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários