
Economia e mercado 12 Mar
08 de abril de 2025 100
Atualização (08/04/2025) - RS
O iPhone 17 Pro Max deve ser apresentado esse ano pela Apple com seus irmãos e os rumores não param de aparecer. Dessa vez, a novidade vem do canal unboxtherapy no YouTube, que publicou um vídeo de Hands-On do modelo avançado da maçã. Ou, pelo menos, de um dispositivo não-funcional.
Ao longo do vídeo de quase 10 minutos, o apresentador tira os itens das embalagens, destacando primeiro um que serve mais para exibir as dimensões do futuro smartphone da companhia. Segundo ele, dummies assim são enviados para fabricantes de acessórios como capinhas, para que elas tenham uma noção do formato do celular.
Nesse caso, as dimensões são detalhadas na parte traseira, destacando os 149,63 milímetros de altura, 71,44 mm de largura e 8,75 mm de espessura. Inclusive, isso sugere que o iPhone 17 Pro Max será um pouco mais espesso em comparação com o iPhone 16 Pro Max, diferente do que teremos na variante Air, por exemplo.
O outro modelo não-funcional exibido na sequência durante o vídeo é mais interessante, já que apresenta um aspecto de produto final nas mãos e no visual. É possível notar o módulo traseiro de câmeras, que se estende horizontalmente pela traseira, além da distribuição das três lentes fotográficas e o flash.
Não apenas isso, como também podemos perceber as dimensões da tela, com a inclusão da Ilha Dinâmica. De volta para a parte de trás, o modelo possui um acabamento diferente a partir do módulo de câmeras, que é bem saltado. Além disso, esse modelo reforça a espessura maior, indicando que a versão final do iPhone será mesmo mais grossa.
Isso significa que o dispositivo terá maior capacidade de bateria e os rumores também apontam a implementação de maior potência de carregamento com fio e sem fio, além de carregamento reverso. A confirmação desses e outros boatos (ou não) chegará em setembro desse ano, com a apresentação da nova linha.
Atualização (23/02/25) - DJ
Não é novidade que, nos últimos meses, temos visto vazamentos e rumores relacionados à linha iPhone 17 que incluem mudanças de hardware, uma nova identidade visual na traseira e mais.
Focando especialmente na parte estética do aparelho, temos agora o surgimento de novas imagens que reforçam o que podemos esperar dos modelos mais avançados da linha (leia-se o iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max), graças ao vazamento de renderizações de capas (ou cases, se assim preferir).
Como pode ser conferido no tweet abaixo, tudo indica que teremos sim uma maior distribuição dos componentes até então presentes no berço de câmeras, ganhando assim uma segunda região , alinhada à direita do aparelho.
Nessa nova "ilha", serão posicionados em uma coluna o flash LED no topo, um microfone centralizado e por fim, o sensor LIDAR na parte inferior, além de ser possível observar que possivelmente a Apple deve apostar em um sobressalto para abrigar todo esse conjunto na parte superior traseira, abandonando o formato quadrado até então usado e incorporando uma identidade mais retangular.
Here’s a first look at how cases might look on the iPhone 17 Pro Max. What do you think? pic.twitter.com/HzCGkRBIQv
— Sonny Dickson (@SonnyDickson) February 23, 2025
Por fim, é possível observar a exposição dos botões para volume, ação, controle de câmera e o botão de liga/desliga, seguindo portanto o padrão visto no iPhone 16 Pro e Pro Max presentes atualmente no mercado como geração atual.
Atualização (19/02/25) - JB
A Apple pode abandonar o titânio e voltar a usar alumínio na construção da linha iPhone 17 Pro. Segundo o analista Jeff Pu, isso será feito para "diminuir a pegada de carbono" da empresa.
Isso porque a produção do titânio é mais poluente do que a do alumínio, fazendo com que a Apple não consiga se tornar "neutra em carbono" até 2030.
No entanto, um detalhe curioso é que fontes dizem que o iPhone 17 Air continuará sendo feito em titânio, uma vez que a Apple quer deixar o aparelho mais leve que os demais integrantes da linha.
Caso o rumor se torne realidade, a Apple pode anunciar neste ano o seu primeiro iPhone "neutro em carbono", algo que deve seguir a estratégia usada no Apple Watch e Mac Mini.
Por enquanto, a Apple não comentou o assunto. Por isso, tudo segue sendo apenas mais um rumor do mercado.
Ainda assim, é preciso lembrar que a empresa migrou para o titânio na série iPhone 15 e fez muita propaganda sobre as vantagens do material.
Por isso, o retorno para o alumínio pode não ser muito bem recebido pelos usuários, principalmente agora quando a empresa também pode modificar completamente o design dos celulares.
Atualização (07/02/25): WM
A Apple deve finalmente fazer uma alteração drástica no visual dos iPhones este ano, algo que não acontece desde o iPhone 11, onde a empresa iniciou a "era do cooktop" em seus celulares. Cada vez mais rumores e vazamentos apontam que o iPhone 17 terá um módulo de câmeras traseiro inspirado nos modelos mais recentes da linha Google Pixel, com uma enorme barra horizontal atravessando todo o painel posterior.
Isso foi reforçado por um suposto render CAD vazado do iPhone 17. Esse tipo de imagem é disponibilizada para fabricantes de capas protetoras, dando uma ideia do visual final para que elas possam projetar seus acessórios de forma precisa, levando em consideração os espaços necessários para câmeras, botões e conectores, além é claro das dimensões do aparelho.
iPhone 17 CAD
— Majin Bu (@MajinBuOfficial) February 6, 2025
I don’f know if this is official but looks legit pic.twitter.com/xqxuG86TQy
A imagem reforça o que já vinha sendo comentado, com um grande espaço na parte traseira do aparelho reservada para o módulo de câmeras. Um ponto curioso, porém, é que só um sensor foi destacado ali, dando a entender que as outras duas ou três câmeras (dependendo se estamos falando do iPhone 17 ou do iPhone 17 Pro) ficariam niveladas à barra, e por isso não apareceriam nesse tipo de imagem.
Outra possibilidade é que, nada verdade, este seja o tão comentado iPhone 17 Air. O modelo mais fino teria vários cortes em especificações para baratear seus custos, e um deles seria justamente no conjunto de câmeras, sendo encontrado apenas um sensor em sua parte traseira. Caso isso se confirme, será curioso ver como a Apple vai conseguir balancear o design para que ele fique mais homogêneo, já que apenas uma câmera dentro dessa barra horizontal pode causar alguma estranheza.
A imagem também permite ver o posicionamento dos botões de volume e do botão de câmera, que seguiriam o mesmo posicionamento do iPhone 16. Na parte inferior fica a porta USB-C, sendo vistos ainda dois furos que provavelmente seriam de parafusos, algo comum nos smartphones da Apple. Inclusive, a falta de um espaço para uma saída secundária de som é outro ponto que indica que estamos diante do iPhone 17 Air, e não da versão base do celular, já que ele teria som mono.
De qualquer forma, ainda vamos ter que esperar alguns bons meses para saber de fato o que a Apple está preparando para sua linha iPhone 17, já que o lançamento dos smartphones deve acontecer apenas no próximo mês de setembro.
Atualização (21/01/2025) - EB
Em dezembro, vimos uma imagem indicando uma grande mudança no design do iPhone 17, agora uma foto real foi compartilhada pelo conhecido informante @MajinBuOfficial do X mostrando que a próxima geração de iPhones pode ter um visual inspirado nos celulares Pixel do Google.
De acordo com o informante, a imagem mostra o que parece ser a traseira do iPhone 17 com um sensor principal de câmera no lado superior esquerdo e uma abertura para uma câmera adicional ou flash no outro lado. O que chama atenção é o módulo vertical para os sensores, praticamente igual ao dos celulares Pixel e ao vazamento anterior.
Based on what was reported by my source, this would be the new iPhone 17 design. I can't be sure if the image is real, but if it were, it would reflect the leaked design. pic.twitter.com/vXhHqunzN7
— Majin Bu (@MajinBuOfficial) January 21, 2025
Contudo, @MajinBuOfficial diz que não pode garantir a veracidade da imagem, pois este pode ser apenas um protótipo da Apple. Se este for o caso, ela deve ter testado dezenas deles e ter escolhido outro modelo para o design final da linha iPhone 17.
Por outro lado, devemos lembrar que pelo menos dois sensores devem estar alinhados lado a lado na traseira dos próximos celulares da Apple, pois isto é o que permite a eles gravarem Vídeos Espaciais com efeito de profundidade para o Apple Vision Pro.
Atualização (27/12/2024) - RS
Os modelos da linha iPhone 17 podem seguir um estilo de design já conhecido pelos fãs e donos de aparelhos Pixel. Conforme os boatos mais recentes mencionados sobre o visual dos próximos celulares da Apple, o aspecto dos modelos deve mudar bastante em comparação com o que tivemos nos últimos anos.
No caso, o usuário Majin Buu é um dos que se juntou a publicar até mesmo ilustrações de como deve ser o aspecto dos smartphones. Assim como aconteceu nos Google Pixel mais recentes, os dispositivos podem usar um módulo horizontal na parte traseira, se estendendo por quase todo o produto.
A variante padrão deve ter como novidade a redução de uma câmera, chegando somente com um sensor, o que tornaria essa faixa horizontal mais estreita. Por outro lado, ela fica bem maior na versão Pro Max da linha, já que ela terá a implementação das três câmeras já conhecidas, distribuídas em formato triangular.
Caso se confirme, ele seguirá um estilo que também se parece com o do realme GT 6T. Mas, pelo menos na versão base, a probabilidade de que isso seja verdade não é alta, visto que a maçã não deve remover uma das câmeras. O próprio usuário que divulgou as informações não acredita que elas sejam 100% verdade.
Existe também a chance da ilustração marcada como iPhone 17 seja a versão Air (ou Slim), já especulada com apenas um sensor fotográfico na traseira. Para quem está por fora do assunto, essa variante deve substituir a Plus e chegar com a proposta de ser uma versão mais fina da linha, sendo uma das possíveis novidades da marca para 2025.
Inclusive, veja a comparação de um mockup desse modelo com o iPhone 16 Pro Max.
According to the latest news on Chinese social media, it seems that the iPhone 17 series will adopt a design similar to these sketches. Despite the sources not being very reliable, I believe it's possible we might see something like this; however, I expect the final products will… pic.twitter.com/0AIMrEpojg
— Majin Bu (@MajinBuOfficial) December 26, 2024
Matéria Original (12/12/2024)
A Apple pode mudar radicalmente o design da linha iPhone 17 em 2025 não apenas no modelo Air, mas em toda a família de celulares topo de linha.
Isso porque o vazador Digital Chat Station compartilhou uma renderização que mostra o possível design final dos aparelhos e ele comenta que chegou a esse resultado após consultar fontes na cadeia de suprimentos da Apple.
A principal mudança é, sem sombra de dúvidas, a presença de um módulo de câmeras horizontal na parte superior, que é muito parecido com a solução adotada pela série Google Pixel.
Confira abaixo:
Dentro desse módulo, que também é saltado em relação ao corpo do smartphone, há três lentes e um flash LED posicionado no canto. Ou seja, em teoria esse seria o iPhone 17 Pro, uma vez que as versões comuns usam apenas duas lentes.
Os botões de energia e captura podem ser vistos no lado direito, enquanto os controles de volume e ação estão presentes na esquerda. Além disso, temos as laterais planas e linhas de antenas, algo que é uma característica comum em celulares da Apple.
Como esperado, esse smartphone deve ser construído em titânio e terá acabamento traseiro em vidro. Por enquanto, a Apple não comenta esse tipo de vazamento.
Ainda assim, o DCS acrescenta que muitos celulares Android devem adotar essa linguagem de design em 2025, uma vez que a Apple costuma "influenciar" o segmento de smartphones.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários