
Curiosidade 25 Nov
11 de dezembro de 2024 5
O mercado de streaming no Brasil está passando por mudanças, já que os brasileiros estão abrindo mão de suas assinaturas ao realizar o cancelamento. Nesse sentido, uma pesquisa realizada pela Hibou mostrou quais serão as possíveis motivações dessas pessoas em relação aos critérios de escolha das plataformas que desejam manter e cancelar.
De modo geral, o custo é uma das maiores razões, já que 49% afirmou que cancelou o uso dos serviços para economizar. Enquanto isso, outros 29% disseram que não se interessaram mais por ver TV e 16% destacou a falta de qualidade. Quanto à falta de lançamentos atrativos, 20% afirmou que a ausência de novos conteúdos foi o que motivou o cancelamento.
Lídia Mello, CSO da empresa e coordenadora da pesquisa, falou sobre o assunto:
A saturação do mercado e a pressão econômica têm levado os consumidores a fazerem escolhas mais criteriosas. O brasileiro busca plataformas que ofereçam preço acessível, variedade de conteúdo e facilidade de uso. A inovação não é mais um diferencial: é um requisito para sobreviver.
Em relação aos serviços em si, 45% de quem cancelou Netflix usou o custo-benefício como justificativa, enquanto 38% cancelou por ter ficado caro demais para a condição financeira, mesma razão que levou 39% das pessoas a cancelarem a assinatura da Max. No caso da Globoplay, o motivo foi pelo catálogo ser limitado e 21% cancelou a Apple TV por falta de lançamentos.
Esse levantamento mostrou que os usuários costumam valorizar custo, conteúdo e usabilidade. No caso, 77% aprecia uma grande variedade de filmes e séries em catálogos amplos e diversificados, enquanto 64% acredita que o preço acessível é algo essencial. Do mesmo modo, há uma parcela que valoriza boa interface de navegação (41%) e outra que gosta de sugestões relevantes (37%).
Quanto à publicidade, 66% dos consumidores são contra propagandas em serviços assinados, enquanto 9% entendem como algo positivo. Além disso, boa parte das pessoas preferem o formato de série para assistir, com 74% tendo preferências por produções novas, enquanto 44% se sente atraído por produções originais dos serviços.
Há também uma grande parcela de assinantes que gosta quando todos os episódios são liberados de uma vez só. O mercado desse segmento, por sua vez, ainda deve passar por novos desafios, já que 72% dos usuários não concordam com cobranças extras por conteúdos premium. Por fim, 54% ainda sofre por não encontrar o que deseja em nenhuma plataforma atual.
Ligia Mello ainda comentou que:
A simplicidade e o valor percebido são os maiores trunfos para as plataformas no Brasil. As marcas precisam entender que o consumidor busca muito mais que entretenimento: ele espera transparência, usabilidade e relevância em cada interação.
Veja também: outra pesquisa que mostrou que os brasileiros planejam cancelar mais plataformas em 2025 e a investigação que está ocorrendo em relação a possíveis condições ruins de trabalho nesses serviços.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários