
Economia e mercado 02 Dez
Atualização (02/12/24) - JB
O governo dos Estados Unidos pode lançar em breve a sua terceira rodada de sanções contra a China e a Reuters apurou que a medida deve atingir 140 empresas chinesas.
Segundo pessoas familiarizadas com o assunto, a maioria dessas companhias trabalha no esforço chinês de produzir máquinas de chips capazes de concorrer com as opções da holandesa ASML.
Alguns nomes citados incluem "Naura Technology, Piotech e SiCarrier".
Esse será o último esforço do governo Biden para impedir a China de avançar no mercado de semicondutores, uma vez que Donald Trump deve assumir o comando dos EUA em janeiro de 2025.
Entre as medidas que devem ser anunciadas, temos uma série de restrições para que empresas dos EUA não enviem materiais e ferramentas para a China.
Além disso, os EUA devem restringir a venda de chips de memória capazes de ajudar no treinamento de Inteligência Artificial, bem como impedir que os chineses consigam comprar chips avançados no mercado paralelo.
A justificativa para a nova rodada de sanções é de que essas empresas chinesas estão trabalhando para ajudar a Huawei a superar as sanções que a impedem de comprar chips avançados.
Por isso, a SMIC também pode acabar entrando nessa nova rodada, sendo que Japão, Holanda, Israel, Taiwan e Coreia do Sul serão obrigados a seguir as sanções por conta da "regra de produto estrangeiro".
Por enquanto, não há data para que a Casa Branca anuncie as sanções, mas isso deve acontecer antes do fim do ano.
Texto original (25/11/24)
O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Joe Biden, deve anunciar uma nova rodada de sanções contra empresas chinesas de chips. Segundo fontes, isso deve acontecer antes do dia de "Ação de Graças".
Conforme e-mail enviado a Câmara de Comércio dos EUA, o Departamento de Comércio está pronto para sancionar até 200 empresas de chips da China, sendo que as novas sanções devem vetar a venda de tecnologias do país para elas.
Na prática, o governo quer impedir que essas empresas sejam uma espécie de "atravessadoras" para a Huawei, uma vez que muitas delas compram chips da TSMC e acabam repassando para a chinesa.
Outras empresas que devem ser listadas pelos EUA trabalham ativamente no desenvolvimento de máquinas que podem produzir chips avançados, sendo que algumas delas já estão na mira do país há muito tempo.
Além disso, o pacote de sanções também deve vetar a transferência de tecnologias que possam ser usadas para desenvolver a Inteligência Artificial.
Por enquanto, a Casa Branca e o Departamento de Comércio não comentam o assunto. De toda forma, analistas de mercado acreditam que essa será a última rodada de sanções dos EUA sob a administração Biden.
Ainda assim, o cenário não deve mudar muito com a chegada de Donald Trump ao comando dos EUA em 2025 e tudo indica que a guerra comercial deve se acirrar ainda mais.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários