Segurança 04 Nov
O governo de Taiwan pode impedir da TSMC de produzir chips de 2 nanômetros fora da ilha para proteger suas tecnologias "exclusivas". A mudança pode acabar prejudicando o acordo da empresa com o governo dos Estados Unidos.
Conforme pessoas que possuem acesso aos bastidores da política taiwanesa, há um verdadeiro temor de que a produção desses chips fora de Taiwan acabe resultando em vazamentos para concorrentes.
Comentando o assunto, o ministro de Assuntos Econômicos de Taiwan foi direto.
Como Taiwan tem regulamentos relacionados para proteger suas próprias tecnologias, a TSMC não pode produzir chips de 2 nanômetros no exterior atualmente. Embora a TSMC planeje fabricar chips de 2 nanômetros [no exterior] no futuro, sua tecnologia principal permanecerá em Taiwan.
Por mais que a TSMC tenha construído uma fábrica de chips no estado norte-americano do Arizona, a empresa ainda não produzirá chips de 2 nm nos EUA.
Inicialmente, a empresa deve montar apenas semicondutores de 4 e 5 nm, sendo que a previsão é de que o processo de 2 nm comece apenas em 2030, mas parece que isso não está agradando o governo de Taiwan.
Isso porque essa "transferência de tecnologia" pode atrapalhar a ilha no seu posicionamento geopolítico, ainda mais diante do governo Trump.
Recentemente, o presidente eleito disse que a TSMC deveria pagar aos EUA por utilizar suas tecnologias, sendo que ele também pode acabar com os incentivos da lei de chips aprovada por Biden.
Ou seja, diante desse cenário de incertezas, o governo de Taiwan está colocando um "freio" na TSMC.
Comentários