Economia e mercado 27 Set
As coisas não parecem estar positivas para a Intel no segmento de placas de vídeo. Pelo menos, é o que indica a análise de mercado feita pela companhia de inteligência Jon Peddie Research, apontando que o Time Azul teve 0% de participação de mercado na análise mais recente.
Na comparação com as principais rivais, a NVIDIA foi registrada com 88% de participação de mercado, enquanto a AMD ficou com 12%. Apesar do resultado, vale lembrar que não é a primeira vez que a Intel teve essa participação de mercado na categoria de GPUs, já que o mesmo aconteceu no primeiro trimestre deste ano.
Denominado AIB (add-in-board), esse mercado vendeu um total de 9,5 milhões de unidades, sendo um aumento de 9,4% em relação ao primeiro trimestre de 2024 e 48% na comparação com o mesmo período do ano passado. AMD e NVIDIA, por sua vez, conseguiram melhorar seus números e registraram crescimento no período.
A participação da Intel no segmento de placas de vídeo começou em 2022 com o lançamento dos componentes Intel Arc. Mas, a companhia não teve um bom começo, ficando abaixo das demais empresas no quesito desempenho, além de ter passado por diversos problemas relacionados aos drivers.
Esse início conturbado fez com que o Time Azul se dedicasse e corrigir esses problemas com as placas disponíveis, passando a lançar modelos somente depois que tivesse sucesso nessa tarefa. Depois de quase 2 anos sem novas placas, a marca prepara a introdução dos modelos de codinome Arc Battlemage, que podem chegar ainda em 2024.
Inclusive, um dos modelos dessa linha teve resultados de benchmark divulgados recentemente, mostrando algumas de suas especificações técnicas.
Comentários