
Economia e mercado 19 Set
20 de setembro de 2024 90
Atualização (20/09/24) - JB
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, disse que o X (ex-Twitter) agiu "deliberadamente" para burlar o bloqueio imposto pelo ministro Alexandre de Moraes.
Isso porque a empresa não fez nenhuma comunicação antecipada de mudança de IP, sendo que, para ele, esse tipo de atitude é muito parecida com o que fazem os provedores de pirataria.
Em entrevista para a Globo News, Baigorri disse:
É como se fosse um jogo de gato e rato. A Anatel já tem atividade rotineira de bloquear IP em outros casos, como sites que não respeitam direitos autorais e transmitem sinal pirata de TV. E sempre que bloqueamos um IP, a conduta dos criminosos é buscar plataformas como a Cloudflare para esconderem seu tráfego ali dentro.
O presidente da Anatel ainda refutou as declarações que o X fez por meio da sua conta de relacionamento com governos.
Como a ação do X foi uma prática apenas no Brasil, sem comunicação à Anatel, tudo aponta para uma ação deliberada. Se fosse de boa-fé, teriam informado à Anatel para que nós pudéssemos reorientar o bloqueio.
Essa explicação da Anatel acabou embasando a decisão do ministro Moraes de emitir uma nova multa de R$ 5 milhões ao X e a Starlink por burlar o bloqueio no Brasil.
Por outro lado, a rede social agora diz que deve colaborar com as autoridades, bloqueando perfis e acatando as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ontem (19), o X chegou a indicar alguns advogados como seus representantes no Brasil.
Texto original (19/09/24)
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviou notificações para 20 mil operadoras e provedores de internet determinando novamente o bloqueio da rede social X (ex-Twitter) no Brasil.
Além disso, a agência reguladora também entrou em contato com a Cloudflare e conseguiu o apoio da plataforma para fechar a "brecha" usada pela empresa de Elon Musk para voltar a funcionar no Brasil.
Assim, a Cloudflare "isolou" o tráfego usado pelo X para que o bloqueio seja efetivo sem afetar os demais sites ou serviços que utilizam a sua infraestrutura.
Comentando o assunto por meio da sua conta de relacionamento com governos, o X disse que o retorno da plataforma ao Brasil aconteceu de forma "indevida".
Segundo a rede social, a restauração também é "temporária", uma vez que ela foi fruto de uma mudança para atender a outras regiões da América Latina.
Quando o X caiu no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviço à América Latina não conseguia mais ser acessada pela nossa equipe. Para continuar provendo serviço ideal para nossos usuários, nós mudamos o provedor de rede. Essa mudança resultou em uma restauração de serviço inadvertida e temporária para usuários brasileiros.
Outro detalhe importante que consta na declaração é a confirmação de uma possível volta definitiva do X ao Brasil, uma vez que a rede social começou aparentemente a colaborar com as autoridades brasileiras.
Embora esperemos que a plataforma fique inacessível novamente em breve, continuamos nossos esforços para trabalhar junto com o governo brasileiro para que ela retorne o quanto antes ao povo brasileiro.
Essa mudança de posicionamento do X pode ser verificada após diversos perfis que tinham sido desbloqueados por Musk voltarem ao banimento no Brasil.
Entretanto, para que a rede social retorne de fato, ela precisa restabelecer um representante local.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários