LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E-Space recebe autorização para fornecer serviços de internet via satélite no Brasil

17 de setembro de 2024 23

Depois de muitas confusões com a Starlink de Elon Musk, o Brasil está recebendo mais uma operadora de serviço de internet via satélite no país, a E-Space. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na semana passada, mais especificamente na quarta-feira, uma autorização para que a empresa possa atuar no país de forma legal.

A liberação dos serviços ocorreu após o pagamento da primeira parcelamento do licenciamento, que, segundo o Telesíntese, custa R$ 20 mil. Conforme dito na decisão da Anatel, a E-Space deverá começar suas operações na constelação semaphore em até dois anos, podendo perder sua licença no território nacional.

Devido às frequências a serem utilizadas pela empresa, o pedido, feito inicialmente em julho de 2023, passou por uma consulta pública. A E-Space Brazil Holdings será responsável por oferecer o serviço de internet localmente e ainda poderão ser usados até 8.640 satélites de baixa órbita.

Um número impressionante, que faz da empresa a dona do maior projeto do tipo em atuação no país, pois a Starlink, que mesmo operando a mais tempo, só pode usar cerca de 4,4 mil satélites até o presente momento. Antes dos desentendimentos com Elon Musk, a Starlink havia solicitado um aumento de uso de satélites.

Imagem ilustrativa.

A E-Space também explica que sua constelação conta com diversos equipamentos com tamanho reduzido em comparação a outras empresas, além de ter a capacidade de resistir às certas colisões e de coletar qualquer detrito deixado por outros na mesma faixa da órbita do nosso planeta.

Até o momento, não foram informados quantos satélites a empresa tem atuando no espaço. Contudo, em 2022, foram lançados três modelos como demonstrações da sua tecnologia, que ocorreram em 2023. O governo também tem conversado com outras empresas de internet via satélite.

Veja também


23

Comentários

E-Space recebe autorização para fornecer serviços de internet via satélite no Brasil
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa