Economia e mercado 15 Out
Atualização (15/10/24) - JB
Após muita expectativa e rumores, a Huawei confirmou a data oficial de lançamento do HarmonyOS Next estável. O novo sistema operacional é totalmente independente do Android.
Em postagem na rede social Weibo, a chinesa disse que o software deve ser apresentado no dia 22 de outubro, às 19 horas (8 horas da manhã no Brasil).
Além disso, o texto da Huawei fala claramente em "novos produtos", indicando que a linha Huawei Nova 13 e até mesmo a Mate 70 podem ser anunciadas com o novo sistema.
As estrelas estão brilhando, vamos ver o HarmonyOS juntos.
No dia 22 de outubro, às 19:00, teremos o HarmonyOS original e a conferência de lançamento de novos produtos da Huawei. Convidamos você a desfrutar.
Um detalhe interessante do teaser é que o logotipo do HarmonyOS Next está estampado em cima de uma grande esfera, que representa a assistente pessoal Celia.
Logo, tudo indica que a Huawei também pode usar a sua conferência para apresentar novidades baseadas em Inteligência Artificial, uma vez que rumores indicam a presença de uma assistente mais proativa no HarmonyOS Next.
Comentando o assunto, He Gang, CEO da unidade de consumo da Huawei, salientou que o evento também será usado para compartilhar o roteiro de atualização para o HarmonyOS Next, incluindo smartphones, tablets, Smart TVs e dispositivos domésticos.
Atualização (14/10/24) - JB
A versão estável do HarmonyOS Next pode ser lançada oficialmente antes do fim do mês. Isso porque o programa beta público já avançou muito e diversos desenvolvedores contam com aplicativos 100% funcionais.
Com isso, o informante UncleKanshan acredita que o software estará pronto para liberação pública na última semana do mês, sendo que a atualização para os smartphones existentes ainda segue sem previsão de ser distribuída.
Ainda assim, caso o rumor se torne realidade, a Huawei pode realizar um grande evento de lançamento em novembro, uma vez que a empresa precisa apresentar a família Mate 70 e também o dobrável Mate X6.
A previsão inicial é de que a Huawei realize um evento de novos produtos em meados da segunda ou terceira semana de novembro, algo que pode fazer a empresa "chegar a tempo" do festival de vendas de "11/11".
Fontes ainda acreditam que a Huawei também lançará alguns tablets rodando a versão adaptada do HarmonyOS Next, mas tudo permanece no campo dos rumores.
De toda forma, o novo sistema marca uma nova página na história da Huawei, uma vez que ele não depende mais do Android e também deve funcionar em PCs e até mesmo Smart TVs.
Atualização (17/09/24) - JB
Após um executivo da Huawei confirmar que o HarmonyOS Next deve ser lançado publicamente até o fim deste mês, a fabricante chinesa "pisou no acelerador" no programa beta do sistema operacional.
Comentando o assunto, o vazador FixedFocus revelou que o beta do HarmonyOS Next está recebendo novas compilações quase que diariamente.
Quando acabo de terminar uma notícia sobre o beta mais recente do software, ele é atualizado novamente para outra versão.
Essa "pressa" da Huawei está sendo adotada para que o HarmonyOS Next chegue ao público sem nenhum bug ou problema de compatibilidade.
Desenvolvido para ser um sistema operacional totalmente independente do Android, o HarmonyOS Next terá versões não apenas para smartphones, mas também para tablets, PCs, Smart TVs e dispositivos de casa inteligente.
Por isso, o software 100% chinês terá um ecossistema proprietário de aplicativos e serviços, algo que a Huawei afirma que já está pronto para ser lançado.
Contudo, resta aguardar um posicionamento da empresa para saber se o HarmonyOS Next chegará aos usuários finais antes mesmo do lançamento da linha Mate 70.
Isso porque os smartphones deveriam ser os primeiros a rodar o sistema de forma nativa e só não foram lançados ainda por conta dele não estar pronto.
Texto original (16/09/24)
Após um longo período em testes e muitos vazamentos, a Huawei finalmente confirmou que o HarmonyOS Next está pronto para ser liberado para seus smartphones na China.
Segundo o gerente geral do sistema, Chen Xinxin, o lançamento oficial do HarmonyOS Next deve acontecer até o fim deste mês. Com isso, os primeiros celulares devem ser atualizados já na primeira semana de outubro.
O executivo também ressaltou que o software é 100% chinês e não terá qualquer ligação com a biblioteca do Android, dando total independência para a Huawei não apenas no mercado de smartphones, mas também em Smart TVs, tablets, PCs e dispositivos de casa inteligente.
Anunciado em 2019, o HarmonyOS nasceu como um sistema para Smart TVs e "deu um salto" para smartphones após as sanções aplicadas pelos Estados Unidos.
No entanto, o software sempre foi ligado ao Android, sendo compatível com os aplicativos e outras soluções do sistema desenvolvido pelo Google. Por isso, um dos motivos para atraso na liberação da versão estável foi justamente a falta de apps.
Em sua fala ao South China Morning Post, Chen Xinxin ressaltou que o HarmonyOS Next já nasce com uma série de aplicativos locais, jogos e soluções corporativas.
Quando questionado sobre o lançamento da linha Huawei Mate 70, o executivo não quis entrar em detalhes, mas é preciso lembrar que os smartphones devem ser os primeiros a executar o HarmonyOS Next de forma nativa.
Logo, tudo indica que a apresentação pode acontecer a qualquer momento.
Comentários