Tech 06 Set
Em comunicado relevante divulgado nesta sexta, a Geespace, empresa que pertence ao grupo da montadora Geely, confirmou que lançou um terceiro lote de satélites como parte do seu plano de oferecer internet estável em todo o mundo.
Esse novo lote é composto de 10 satélites e eles devem operar na órbita baixa da Terra, sendo que todos foram lançados por foguetes chineses na base de Taiyuan.
Ao todo, a Geespace agora tem 30 satélites que podem cobrir 90% do planeta com serviços de comunicação 24 horas.
Esta implantação marca a primeira vez que uma empresa aeroespacial comercial chinesa oferece comunicação por satélite LEO em escala global.
Como a Geespace é uma empresa privada chinesa, muito provavelmente ela deve se tornar uma grande concorrente da americana Starlink.
Isso porque a chinesa ainda pretende lançar mais satélites para formar uma constelação com 6 mil unidades, algo que fornecerá internet banda larga comercial com estabilidade.
A previsão da Geespace é de atender cerca de 200 milhões de clientes já em 2025. Por isso, ela deve lançar mais 72 satélites em breve.
Outra empresa chinesa que tem trabalhado para lançar satélites de banda larga é a estatal Shanghai Spacecom Satellite Technology (SSST), mas essa companhia pode não ser bem recebida em outros países devido a sua ligação com o governo.
Comentários