
Segurança 30 Ago
O bloqueio de acesso ao X (Twitter) no Brasil em 30 de agosto após a ordem do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, já está movimentando o mercado. Segundo a empresa de segurança virtual VpnMentor, o número de usuários de VPN (Redes Privadas Virtuais, em inglês) cresceu 1600% no país.
Uma VPN pode ser utilizada para simular que o usuário está em outro país, o que libera o acesso a sites e conteúdos bloqueados na sua região. O uso deste tipo de ferramenta disparou para 469% poucas horas após o X ser banido no Brasil e cresceu até 1.600% no dia seguinte, 31 de agosto.
Além do uso de VPNs, o banimento do X também gerou uma onda de migração de usuários para outras redes sociais, como o Threads e o Bluesky, sendo que este último ganhou um milhão de usuários ativos no dia do bloqueio e ambos se tornaram os aplicativos mais baixados para iPhone no Brasil.
Um caso semelhante aconteceu na Venezuela, onde a VpnMentor identificou um aumento no uso destes aplicativos em 150% quando o X ficou bloqueado por 10 dias para silenciar protestos alegando fraude no resultado da eleição presidencial.
O curioso é que o número de usuários de VPN aumentou mesmo com a multa diária de R$ 50.000 para pessoas e empresas que utilizassem este tipo de ferramenta para acessar o X no Brasil, mas não há relatos de punições.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários