Segurança 30 Ago
O bloqueio de acesso ao X (Twitter) no Brasil em 30 de agosto após a ordem do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, já está movimentando o mercado. Segundo a empresa de segurança virtual VpnMentor, o número de usuários de VPN (Redes Privadas Virtuais, em inglês) cresceu 1600% no país.
Uma VPN pode ser utilizada para simular que o usuário está em outro país, o que libera o acesso a sites e conteúdos bloqueados na sua região. O uso deste tipo de ferramenta disparou para 469% poucas horas após o X ser banido no Brasil e cresceu até 1.600% no dia seguinte, 31 de agosto.
Além do uso de VPNs, o banimento do X também gerou uma onda de migração de usuários para outras redes sociais, como o Threads e o Bluesky, sendo que este último ganhou um milhão de usuários ativos no dia do bloqueio e ambos se tornaram os aplicativos mais baixados para iPhone no Brasil.
Um caso semelhante aconteceu na Venezuela, onde a VpnMentor identificou um aumento no uso destes aplicativos em 150% quando o X ficou bloqueado por 10 dias para silenciar protestos alegando fraude no resultado da eleição presidencial.
O curioso é que o número de usuários de VPN aumentou mesmo com a multa diária de R$ 50.000 para pessoas e empresas que utilizassem este tipo de ferramenta para acessar o X no Brasil, mas não há relatos de punições.
Comentários