Tech 05 Jul
O Linux é um sistema operacional gratuito que está vendo sua popularidade crescer rapidamente em 2024. Segundo o relatório da Statcounter, ele acaba de atingir o maior nível de participação em computadores de todo o mundo na história, embora esteja longe de superar o Windows ou o macOS.
Como podemos ver no gráfico abaixo, a participação mundial do Linux atingiu 4,44% em julho de 2024, o maior valor já registrado pela Statscounter desde 2014, quando ela começou a monitorar o percentual de computadores com cada sistema operacional.
Somente em julho, o Linux registrou uma alta de 0,39% no mercado de sistemas operacionais em todo o mundo, indicando um repentino interesse público nele após uma queda entre em abril e maio, quando ele estava em apenas 3,77% dos computadores.
Para fins de comparação, estes números indicam que o uso do Linux cresceu 42% mais em relação a julho de 2023. Em contrapartida, o Windows, líder invicto por anos, está em queda devido aos novos requisitos de hardware impostos pela Microsoft com o Windows 11.
Desta forma, o Linux está chamando a atenção dos usuários que desejam manter seus computadores atualizados ao nível de software, mas não querem investir em novo hardware só porque a Microsoft exige.
Com estes números, a Statscounter prevê que o Linux atinja o valor de mercado de US$ 21,97 bilhões em 2024, chegando a US$ 99,69 bilhões em 2032 graças a sua flexibilidade de uso e adaptabilidade ao hardware, pois um usuário conseguiu utilizá-lo até via Google Drive.
Comentários