LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Linux atinge maior participação no mercado de PCs na história enquanto Windows segue em queda

27 de agosto de 2024 48

O Linux é um sistema operacional gratuito que está vendo sua popularidade crescer rapidamente em 2024. Segundo o relatório da Statcounter, ele acaba de atingir o maior nível de participação em computadores de todo o mundo na história, embora esteja longe de superar o Windows ou o macOS.

Como podemos ver no gráfico abaixo, a participação mundial do Linux atingiu 4,44% em julho de 2024, o maior valor já registrado pela Statscounter desde 2014, quando ela começou a monitorar o percentual de computadores com cada sistema operacional.

Somente em julho, o Linux registrou uma alta de 0,39% no mercado de sistemas operacionais em todo o mundo, indicando um repentino interesse público nele após uma queda entre em abril e maio, quando ele estava em apenas 3,77% dos computadores.

Gráfico: Statcounter

Para fins de comparação, estes números indicam que o uso do Linux cresceu 42% mais em relação a julho de 2023. Em contrapartida, o Windows, líder invicto por anos, está em queda devido aos novos requisitos de hardware impostos pela Microsoft com o Windows 11.

Desta forma, o Linux está chamando a atenção dos usuários que desejam manter seus computadores atualizados ao nível de software, mas não querem investir em novo hardware só porque a Microsoft exige.

Com estes números, a Statscounter prevê que o Linux atinja o valor de mercado de US$ 21,97 bilhões em 2024, chegando a US$ 99,69 bilhões em 2032 graças a sua flexibilidade de uso e adaptabilidade ao hardware, pois um usuário conseguiu utilizá-lo até via Google Drive.

Saiba mais


48

Comentários

Linux atinge maior participação no mercado de PCs na história enquanto Windows segue em queda
  • Iinux é bom pra abrir notas pq de resto..

      • Linux é uma questão de você não querer empurrar alguns drives antiquados de impressora nele (aqueles que a empresa não dá suporte e você culpa o sistema e não a empresa ou o fato que seu dispositivo perdeu suporte a 20 anos), e costume, com o tempo tu aprende.

          • Isso não é verdade. O Linux é o meu único sistema operacional para todas as tarefas, principalmente prestar suporte remoto a clientes de automação comercial que usam Windows.
            Uso meu Linux para todas - eu disse todas - as tarefas de computação com muita rapidez e eficiência e leveza.

              • Assim como as meninas com menos de 10 anos da rua, e os idosos aqui na região, um dia vc tbm aprende a usar Linux no Pc.
                Seja paciente.
                Kkkkk

                • Interessante....

                  Atualmente o Próprio Windows permite uma coexistência do Linux, exatamente por ser "invulnerável" ao virus e ataques de invasão ao PC

                    • Uma dica amigo, como usuário antigo de Linux, e admin de sistema, não acredite nessa bobagem de que não exista vírus no Linux, sempre existem vírus quando existe público, e Linux está ganhando público leigo aos poucos, além do fato que a maioria dos ataques são a servidores, pelo pequeno uso entre usuários domésticos.

                      • Óbvio, Microsoft quer transformar tudo em cobra preços exorbitantes, O Windows no site deles custa quase 2 mil reais, agora cada atualização deixa o PC pesado e vai ficando obsoleto, novas versões exigem componentes novos, Linux e ChromeOS dominarão o espaço que será deixado pelo Windows, MacOS só não dominou tudo por conta dos preços elevados, se a Apple baixasse os preços o Windows sumiria

                          • Pc com Windows 4.5k
                            Mesmo Pc com Linux 2.899

                            • A Microsoft deve estar pulando de alegria pq não vão mais encher o saco dela com denuncia de monopólio. Mas sendo realista, essa é uma guerra perdida. Cada vez menos usuários casuais usam pcs, são os novos telefones fixos. E as que precisam usar, como para jogos e trabalho não têm outra opção se não windows.

                                • Você sabia que Linux roda jogos Retrô melhor que Windows? É questão de tempo até o problema dos anticheats (falta de suporte) ser resolvido pelas próprias empresas.

                                  • CRESCIMENTO DE CENTAVOS KKKKKKKKKK

                                    • Legal esses comenarios mas voces nao olharam o cara escrever "seque em queda"?

                                        • O fator decisivo para esse aumento no uso do Linux é o incentivo do mercado após reduzirem os preços dos notebooks e pcs com linux, que por si só são mais baratos que os que acompanham o windows, porém as placas integradas da Intel que perderam ação no mercado

                                            • A maioria das pessoas do meu círculo social não sabe mexer nem no Windows, imagina testar algo novo... isso é que desanima... Mas essas so perdem, pois ficam com Windows desatualizado, pesado para as máquinas simples.

                                                • É um mito essa coisa de que o Windows é mais fácil e o Linux é mais difícil.
                                                  Para o usuário leigo, tudo é complicado. Tanto Windows quanto Linux têm ambientes gráficos amigáveis, intuitivos e fáceis de usar. Quando se trata de configurações, personalizações, inalações de programas e manutenção do sistema, o usuário médio vai achar difícil tanto Windows quanto Linux.
                                                  Acredito que falo com propriedade, pois tenho 25 anos de trabalho em suporte técnico a usuários.

                                                  • Esses 4,4% acho são sem incluir aí o ChromeOs, que é um OS com base em Linux.
                                                    Se a Microsoft não der atenção aos usuários com pc incompatível com o windows 11, esse número vai se multiplicar em 2 anos.

                                                      • O ChromeOS tem uma porcentagem própria. E a MS já virou a página, não vai dar nada de atenção pra quem ficou no windows 10, ela já está indo para o 12.

                                                          • Se for somar ChromeOS, SteamOS com outras Distros Linux vai dar uns 10%.
                                                            E se a Microsoft deixar centenas de milhões clientes dela de lado azar o dela!
                                                            A Google, Red Hat, Canonical e outras concorrentes estão de olho querendo esses potenciais clientes para si, pois a imensa maioria dos usuários usam o Pc para o básico, e qualquer OS descente atende suas necessidades

                                                              • A verdade é que é impossível realmente saber a porcentagem de todas as variantes Linux Desktop porque a maioria não tem telemetria as vezes ser tão perfeito e privado tem seus problemas, somado ao fato que o Statcounter usa dados coletados em navegadores, e o usuário médio de Linux atualmente costuma usar ferramentas para esconder seu sistema e se misturar, esse número deve ser muito maior.

                                                            • Uso o Linux KDE Neon no meu notebook de 12 anos de idade, customizei o sistema e deixei igual ao macOS, mas aconselho a usarem versões mais leves do sistema, Linux Mint, Kubuntu etc.

                                                              Para acessar a internet e coisas mais simples eu só uso Linux, windows só quando quero jogar e no trabalho.

                                                              Não sou usuário avançado, só sei o básico.

                                                              A possibilidade de testar novas interfaces que é bacana, vc acaba esquecendo do windows.

                                                              • Usuário comum, não se preocupe em testar, pois ao instalar os drivers da sua impressora, você vai descobrir que é uma aventura tão emocionante quanto montar um quebra-cabeça sem a imagem de referência!

                                                                  • Parece que vc usou uma distro Linux na época do windows XP!
                                                                    Basta conectar a impressora via cabo USB, o sistema Linux busca automaticamente os drivers dela na rede e já foi, é só usar!
                                                                    Pronto, acabou a aventura emocionante.
                                                                    Kkkk

                                                                      • Ele realmente tem um ponto, a maioria das impressoras ainda hoje não tem suporte nem mínimo pra Linux, e os drivers genéricos não suportam todas as funcionalidades, eu mesmo uso uma impressora e tenho um subsistema com o MacOS dentro do meu Linux configurado apenas pra usar esses drivers quando preciso (e isso pesa alguns GB só de KVM)

                                                                        • Depois você percebe que Linux *normalmente* não precisa de drivers.

                                                                        • alta de 0,39% kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                          pifio.

                                                                            • Só não é mais popular por que o capitalismo não deixa!!!!

                                                                                • Com tanta distro e notebooks vendidos com sistemas Linux para ficarem mais barato pro consumidor final e tu coloca a culpa no capitalismo? Kkkkkkkkkk

                                                                                    • Geral formata logo o notebook pq não sabe que sistema operacional é esse que vem pré instalado, pois está familiarizado somente com o windows

                                                                                      • Isso não faz sentido. Não é popular porque o povo não quer.

                                                                                          • Na verdade, geral nem sabe o que é Linux! A maioria nem sabe que isso existe.
                                                                                            Eu mesmo só passei a conhecer e a usar 3 anos atrás, e olha que eu formato computador desde 2008! Mas nunca tinha realmente usado uma distro linux no pc

                                                                                          • Linux é bom, mas bem limitado em relação aos programas.

                                                                                              • Já foi mesmo tempos atrás.
                                                                                                Hj em dia só quem precisa do pacote Adobe e alguns software e games específicos que ainda sentem falta e sim, precisam usar o windows para suas necessidades

                                                                                                  • Mas isso aí já entra no mesmo paradoxo do Windows Phone. Não tem app porque não vende e não vende porque não tem app

                                                                                                      • Não, são coisas diferentes, windows phone não tinha app porque a Google investia para garantir isso, quando a MS anunciou o Windows phone 7 como sistema para bater com IOS e Android, a Google teve medo de perder esse mercado, vibe Windows, e isso já saiu notícia com força. Anos atrás quando estava o hype do Pokémon Go e Snapchat, e o Windows phone não tinha suporte a ambos, a MS pagou o desenvolvimento de ambos aplicativos para seu sistema, ou seja, a dev nem gastaria money para lançar, por sinal também vazou que já tinha um app pronto do Snapchat, mas ambos não foram lançados porque as devs não queriam e tinha implicância da Google.

                                                                                                          • O problema do Windows Phone foi 100% culpa da gestão da Microsoft, tinha uma equipe boa que criou o WPhone mas não tinha ferramentas para facilitar a vida dos desenvolvedores para criação de Apps.

                                                                                                            A Microsoft tinha bons gestores para outras áreas, mas não tinha bons gestores para entender o mercado de smartphones, por isso foi uma bagunça absurda, a Nokia na época com uma capacidade de criar Hardware com tecnologias avançadas mas ficou presa na incompetência da Microsoft.

                                                                                                            Outro erro da Microsoft foi pensar no curto prazo, queria ganhar dinheiro mesmo com um sistema inacabado.

                                                                                                            Quando as empresas de telefonia pricipalmente dos EUA perceberam a bagunça desistiram do WPhone e declararam interesse em somente no android e ios.

                                                                                                            100% culpa da Microsoft.

                                                                                                              • Nope, e chega a ser completamente infantil atribuir a culpa de algo complexo a um fator apenas. Sem falar que a maioria dos especialistas concorda que o maior problema do windows phone foi a falta do suporte de apps, o que é algo que a Microsoft não tem controle e que leva a um ciclo vicioso. Se vc pesquisar, a maioria dos devs vai falar que era fácil programar pra WP. Se vc soubesse um pouco de história iria saber que eles lançaram um produto às pressas pq já tinha competição forte da Apple e Android, não pq quiseram lançar algo inacabado. Depois que a compra da Nokia deu super certo. Os Lumia sempre foram sinônimo de boa qualidade de construção, as melhores câmeras do mercado, bateria e telas excelentes. De interface e usabilidade tbm era realmente inovador, tanto que até hoje muitos se lembram do WP com carinho. Óbvio que a MS teve erros, como o de não cuidar do marketing, não trabalhar no reconhecimento de marca, em apps exclusivos (tinham todos os apps da MS pra Android), etc. Enfim, o fato é que o mercado nunca abraçou o WP, pois nunca teve mais que 5% de market share e quando foi descontinuado tinha 1%. No final das contas, as pessoas escolheram as outras opções, o que matou a viabilidade do WP. A mesma coisa com os celulares da LG, que trouxeram várias novidades e inovações que viraram norma, mas que no fim da vida não tinha relevância comercial. Acaba que não tem sentido insistir no prejuízo se as pessoas já deram a resposta delas e preferem a mediocridade.

                                                                                                                • Exatamente! A culpa é 100% da Microsoft

                                                                                                            Especiais

                                                                                                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                            Software

                                                                                                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                                                                                                            Tech

                                                                                                            PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                                                                                            Economia e mercado

                                                                                                            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa