LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pernambucanas abandona venda de celulares em suas lojas em meio a crescimento do mercado cinza

28 de junho de 2024 35

A Pernambucanas, uma das mais famosas redes varejistas do Brasil, deixará de vender celulares e smartphones em suas lojas, segundo informações divulgadas na quarta-feira (26) em uma reportagem do NeoFeed. A empresa, também conhecida pela oferta de itens para casa, afirma que o encerramento das vendas de telefones será gradual.

“Esse movimento é parte de uma estratégia contínua e ampla de negócios, que visa a eficiência e investimentos em produtos de maior margem e retorno para a companhia”, segundo a Pernambucanas. A decisão deve impactar cerca de 400 quiosques e espaços dedicados à venda de aparelhos celulares em sua rede, que conta com mais de 500 lojas.

(Imagem: Pernambucanas)

A nova estratégia da rede é divulgada em meio ao atual cenário do mercado de celulares no Brasil. Cerca de 25% dos aparelhos vendidos no país são irregulares, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Electrônica (Abinee). Isso representou um total de aproximadamente 6,2 milhões de unidades em 2023.

Segundo a consulta, o mercado cinza detinha 8% do total em 2022 — isto é, cerca de 3 milhões de aparelhos contrabandeados. Já em 2023, o número cresceu de forma contínua a todo trimestre até dobrar a quantidade de celulares irregulares vendidos.

Celulares irregulares não possuem homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), portanto, não têm a garantia de que o aparelho passou pelos testes de segurança necessários e não estão autorizados para venda no país.

Um dos fatores que contribuiu para o crescimento do mercado cinza são os preços mais baixos. Além disso, a maioria desses dispositivos são vendidos em marketplaces, que são mais difíceis de monitorar. Frente a isso, a Anatel recentemente publicou uma nova medida que visa a penalizar lojas que permitem anúncios de celulares irregulares.

Operações policiais apreendem milhares de produtos irregulares todos os meses (Imagem: Reprodução)

Smartphones não são os únicos dispositivos que entram de forma irregular com certa frequência no país. Uma pesquisa conduzida pela IDC revelou que, em 2021, o mercado cinza respondeu por quase 60% do comércio de dispositivos vestíveis — como relógios inteligentes, pulseiras fitness e fones de ouvido — no Brasil.

Na ocasião, Renato Murari, analista da IDC Brasil, alertou para os riscos que esses produtos oferecem aos usuários. “Principalmente na categoria de fitbands, há muitos produtos falsificados e de qualidade duvidosa, que comprometem a credibilidade da tecnologia e a segurança das informações dos usuários”.

Veja mais!


35

Comentários

Pernambucanas abandona venda de celulares em suas lojas em meio a crescimento do mercado cinza
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2