LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Arm quer dominar 50% do mercado de PCs com Windows até 2029, desafiando Intel e AMD

06 de junho de 2024 18

Rene Haas, CEO da Arm, espera que a arquitetura passe a ser utilizada em uma quantidade massiva de computadores com Windows. As declarações do executivo são dadas pouco após o lançamento do Snapdragon X Elite, um processador baseado em Arm da Qualcomm que já é usado em notebooks da Dell, Samsung, Acer e mais.

A demanda pelo uso de tecnologias da gigante de hardware em notebooks deve ter um impulso nos próximos anos. A Microsoft revelou planos ambiciosos para o Windows 11 em Arm, e após vários anos investindo em uma versão de seu sistema operacional compatível com a arquitetura, o projeto finalmente está ganhando popularidade.

(Imagem: Microsoft)

“A participação de mercado da Arm no Windows — acho que, realmente, nos próximos cinco anos — pode ser maior que 50%”, disse Haas em entrevista à Reuters na segunda-feira (03). Isso poderia significar uma concorrência mais acirrada com a Intel e AMD, maiores fabricantes de processadores do mundo que usam a arquitetura x86.

A Arm se popularizou no segmento de celulares e tablets, mas começou a se difundir em notebooks com impulso da Apple, que substituiu os processadores da Intel (baseados em x86) por seus próprios chips baseados em Arm no Mac.

Para ajudar a tornar o design mais popular no ecossistema do Windows, a Microsoft está introduzindo uma nova categoria de dispositivos alinhadas com o que as empresas chamam de “era da Inteligência Artificial”: o Copilot Plus PC.

Computadores com esse selo atendem aos requisitos para rodar IA diretamente no hardware, dispensando a necessidade de uma conexão com a internet para processamento em nuvem. No momento, apenas dispositivos com Snapdragon X Plus e Snapdragon X Elite — ambos baseados em Arm — possuem esse certificado.

(Imagem: Reprodução/Qualcomm)

Com o compromisso da Microsoft em transformar o Windows em uma plataforma mais amigável para a arquitetura “rival” da x86, é esperado que a tecnologia mostre suas vantagens em uma ampla gama de notebooks ao longo dos próximos anos. Muitos atribuem a eficiência de energia como uma das melhores qualidades da Arm.

Rene enfatiza a dedicação da gigante de software em ajudar na popularização da arquitetura no Windows. “[A Microsoft foi] muito além de qualquer coisa que tinham [em ferramentas de desenvolvedor] nos últimos dois anos”, disse. “Eles estão muito, muito comprometidos do ponto de vista de software.”

Você pretende adquirir um notebook com processador Arm? Comente abaixo!

Veja mais!


18

Comentários

Arm quer dominar 50% do mercado de PCs com Windows até 2029, desafiando Intel e AMD
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa