Tech 20 Mai
A Microsoft realizou um evento para apresentar seus novos notebooks da linha “Surface” equipados com Snapdragon X Elite, um processador da Qualcomm baseado na arquitetura Arm. Esse hardware promete ser muito mais eficiente que produtos da AMD e Intel, prometendo uma disputa acirrada com os dispositivos da Apple.
Conforme divulgado na segunda-feira (20) pelo The Verge, o evento de lançamento foi marcado por comparações entre os novos notebooks e os produtos da Apple. A Microsoft afirmou que os notebooks com Snapdragon X Elite são 50% mais rápidos que o MacBook Air com M3 em cargas de trabalho sustentadas, além de superar a autonomia da bateria.
Cabe lembrar que o Apple M3 é equipado com 4 núcleos de alto desempenho e 4 núcleos de baixo consumo em sua CPU. O Snapdragon X Plus é naturalmente mais poderoso por contar com 6 núcleos de alto desempenho, e o Snapdragon X Elite, por sua vez, tem 8.
O MacBook Air é um notebook com design fanless, o que significa que não possui ventiladores para resfriar o hardware, dependendo unicamente de dissipação passiva. Enquanto isso, grande parte dos notebooks mais populares tem ventilador que ajuda a reduzir a temperatura da CPU, o que lhe permite trabalhar em máximo desempenho por mais tempo.
Fontes da indústria haviam comentado anteriormente que a Microsoft está confiante na popularização do Windows em Arm, e agora, com a apresentação oficial de sua nova geração de notebooks equipados com processadores Qualcomm, a gigante de software reforça seu objetivo em competir diretamente com os dispositivos da Apple.
Além de prometer um desempenho mais alto em tarefas sustentadas, a Microsoft afirma que seu “Surface Copilot PC” tem o dobro de autonomia de bateria que os antecessores equipados com processadores da Intel, superando também o MacBook Air com M3. Compare:
- Surface Laptop 5 com Intel
- Navegação na web: 8 horas e 38 minutos
- Reprodução de vídeo: 12 horas e 30 minutos
- MacBook Air com M3
- Navegação na web: 15 horas e 25 minutos
- Reprodução de vídeo: 17 horas e 45 minutos
- Surface Laptop com Snapdragon X
- Navegação na web: 16 horas e 56 minutos
- Reprodução de vídeo: mais de 20 horas
É importante destacar que os testes foram conduzidos por meio de simulações, e não uso real dos dispositivos, portanto, é necessário ter cautela ao interpretar os dados de desempenho dos novos notebooks e aguardar pelos experimentos independentes.
O Snapdragon X Elite deve finalmente chegar ao mercado em junho de 2024. Além da Microsoft, outras fabricantes que apresentaram notebooks equipados com o novo chip incluem a ASUS, Acer, Dell, Lenovo e Samsung.
Comentários