LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft afirma que notebooks com Snapdragon X Elite são 50% mais rápidos que MacBook Air M3

22 de maio de 2024 13

A Microsoft realizou um evento para apresentar seus novos notebooks da linha “Surface” equipados com Snapdragon X Elite, um processador da Qualcomm baseado na arquitetura Arm. Esse hardware promete ser muito mais eficiente que produtos da AMD e Intel, prometendo uma disputa acirrada com os dispositivos da Apple.

Conforme divulgado na segunda-feira (20) pelo The Verge, o evento de lançamento foi marcado por comparações entre os novos notebooks e os produtos da Apple. A Microsoft afirmou que os notebooks com Snapdragon X Elite são 50% mais rápidos que o MacBook Air com M3 em cargas de trabalho sustentadas, além de superar a autonomia da bateria.

Durante a introdução da categoria "Copilot Plus PC", que reconhece os notebooks mais poderosos para IA, Microsoft destacou os primeiros modelos com Snapdragon X (Imagem: Allison Johnson/The Verge)

Cabe lembrar que o Apple M3 é equipado com 4 núcleos de alto desempenho e 4 núcleos de baixo consumo em sua CPU. O Snapdragon X Plus é naturalmente mais poderoso por contar com 6 núcleos de alto desempenho, e o Snapdragon X Elite, por sua vez, tem 8.

O MacBook Air é um notebook com design fanless, o que significa que não possui ventiladores para resfriar o hardware, dependendo unicamente de dissipação passiva. Enquanto isso, grande parte dos notebooks mais populares tem ventilador que ajuda a reduzir a temperatura da CPU, o que lhe permite trabalhar em máximo desempenho por mais tempo.

Fontes da indústria haviam comentado anteriormente que a Microsoft está confiante na popularização do Windows em Arm, e agora, com a apresentação oficial de sua nova geração de notebooks equipados com processadores Qualcomm, a gigante de software reforça seu objetivo em competir diretamente com os dispositivos da Apple.

Além de prometer um desempenho mais alto em tarefas sustentadas, a Microsoft afirma que seu “Surface Copilot PC” tem o dobro de autonomia de bateria que os antecessores equipados com processadores da Intel, superando também o MacBook Air com M3. Compare:

  • Surface Laptop 5 com Intel
    • Navegação na web: 8 horas e 38 minutos
    • Reprodução de vídeo: 12 horas e 30 minutos
  • MacBook Air com M3
    • Navegação na web: 15 horas e 25 minutos
    • Reprodução de vídeo: 17 horas e 45 minutos
  • Surface Laptop com Snapdragon X
    • Navegação na web: 16 horas e 56 minutos
    • Reprodução de vídeo: mais de 20 horas

É importante destacar que os testes foram conduzidos por meio de simulações, e não uso real dos dispositivos, portanto, é necessário ter cautela ao interpretar os dados de desempenho dos novos notebooks e aguardar pelos experimentos independentes.

Galaxy Book 4 Edge é um dos primeiros notebooks da categoria Copilot Plus PC (Imagem: Samsung)

O Snapdragon X Elite deve finalmente chegar ao mercado em junho de 2024. Além da Microsoft, outras fabricantes que apresentaram notebooks equipados com o novo chip incluem a ASUS, Acer, Dell, Lenovo e Samsung.

Veja mais!


13

Comentários

Microsoft afirma que notebooks com Snapdragon X Elite são 50% mais rápidos que MacBook Air M3
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa