
Segurança 17 Mai
21 de maio de 2024 4
O desastre climático das inundações no Rio Grande do Sul continua afetando milhões de pessoas em todo o estado. Embora as redes móveis já estejam operando novamente, a rede de fibra óptica deve levar até um ano para ser reconstruída e permitir que a internet de alta velocidade seja utilizada para comunicações.
A estimativa foi feita por especialistas da Fibracem. Segundo o Gerente de Engenharia, Sebastião Rezente:
Equipamentos de rede que não tenham a chamada proteção IP67 e IP68 – que certifica uma vedação altamente eficaz em caso de submersão – ou que porventura foram instalados sem a precisão indicada, podem ser inundados e, com isso, comprometendo seu funcionamento e, inclusive, exigindo substituição.
Além disso, muitos casos podem exigir a reestruturação completa da infraestrutura de rede, o que pode levar de 6 meses a um ano de obras. Este pode ser o caso de várias cidades onde cabos de fibra óptica foram rompidos ou danificados pela força da água, detritos arrastados e até postes que foram derrubados.
Data Centers do Rio Grande do Sul também devem sofrer uma grande reestruturação, pois inundações danificaram muitos deles em todo o estado. A consequência disso é a desconexão de várias cidades e até do aeroporto internacional de Porto Alegre, fechado por tempo indeterminado pelos danos na sua rede interna.
Marcos Ceacero, especialista técnico da Fibracem, afirma que o reparo e substituição destes equipamentos pode levar um longo tempo:
Pode se levar tempo para a reestruturação de toda essa parte, pois é bem provável que, no mínimo, 60% dos componentes presentes para o funcionamento de um data center foi comprometido e deverá ser substituído.
Entretanto, a substituição pode trazer benefícios com equipamentos que podem operar até se forem submersos em água, desde que instalados de maneira correta.
A instalação das estruturas de fibra óptica também é essencial para manter a comunicação entre as vítimas das inundações, equipes de resgate com recursos como geolocalização e mobilização para áreas que exigem atenção por meio da plataforma Brasil Participativo, por exemplo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários