Curiosidade 19 Abr
O Opera deve ser o próximo aplicativo a ganhar uma versão compatível com Windows em Arm. Conforme anunciado pela desenvolvedora nesta quinta-feira (16), o navegador web passará a rodar nativamente em processadores baseados na arquitetura, permitindo que funcione com o máximo desempenho e eficiência sem depender de emulação x86.
O anúncio é feito às margens do aguardado lançamento da linha “Snapdragon X” de processadores para PC da Qualcomm. Essas plataformas devem chegar em breve ao mercado com a promessa de revolucionar o desempenho e autonomia de bateria dos notebooks, rivalizando diretamente com os chips da Apple que equipam o MacBook.
Por sinal, a Opera descreve a nova versão do navegador como uma “versão otimizada para Snapdragon”. Em seu comunicado, a empresa destaca que o aplicativo será capaz de utilizar os recursos de hardware do Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus, de modo que não precise da ferramenta de emulação do sistema operacional para funcionar.
O Windows é nosso maior público, portanto, oferecer a melhor experiência possível nos dispositivos Windows mais avançados com Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus é nossa principal prioridade. Com esta versão nativa do Opera, os usuários experimentarão um aumento dramático no desempenho – isso significa navegação mais rápida e uma sensação mais responsiva em toda a linha.
Krystian Kolondra
Vice-Presidente Executivo de Navegadores e Jogos da Opera
Com isso, o Opera funcionará de maneira mais rápida e eficiente em computadores com a arquitetura do Snapdragon. Segundo a empresa, com base em testes realizados utilizando o Speedometer, a versão nativa do navegador entregará desempenho até quatro vezes maior em comparação com a versão x86 emulada em Arm.
O Windows em Arm existe há mais de uma década, mas finalmente parece estar conquistando um público maior graças à compatibilidade de aplicativos populares. O Adobe Photoshop e Google Chrome são algumas das aplicações mais famosas que passaram a rodar nativamente no sistema adaptado para a arquitetura.
O crescimento das expectativas para o Windows em Arm pode ameaçar a dominância da arquitetura x86 na indústria de PC. A AMD e Intel formam um duopólio no mercado de processadores para notebooks com Windows ou Linux, e uma estratégia mais agressiva da Qualcomm poderia abrir portas para uma nova alternativa à arquitetura x86.
Espera-se que várias fabricantes anunciem notebooks com o novo processador nas próximas semanas, incluindo a Dell, Microsoft, Samsung, ASUS e Lenovo. O Opera para Arm está disponível no canal de desenvolvedores do navegador. Para baixar e instalar a versão otimizada através da página oficial da empresa, clique aqui.
Comentários