
Lançamentos 06 Mai
15 de maio de 2024 43
A Câmara dos Deputados adiou a votação do PL dos Streamings (PL 8.889) após falta de acordo entre as bancadas dos partidos. Com isso, o texto deve voltar a ser pautado em outra sessão do Congresso.
Contudo, o PL tem provocado muita polêmica entre os parlamentares porque o relator do texto, deputado André Figueiredo, prevê taxar a Netflix, o YouTube e outros serviços estrangeiros, mas isentar o GloboPlay, que pertence ao grupo Globo.
Na prática, serviços de vídeo sob demanda estrangeiros devem pagar a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), sendo que os valores da alíquota são progressivos, com um máximo de até 6% sobre a receita bruta no mercado brasileiro.
Segundo o texto de Figueiredo, o GloboPlay será isento da taxação porque ele é promovido por uma concessionária de radiodifusão de sons e imagens, que é o grupo Globo. Isso também abre espaço para que serviços de streaming da Record e SBT também não sejam taxados.
Outro detalhe importante do texto envolve a tributação de influenciadores digitais, que poderão pagar a Condecine referente a valores obtidos com visualização dos seus conteúdos.
Para evitar que as plataformas repassem o custo total para essa categoria, a lei ainda prevê que os aplicativos poderão deduzir metade do valor da taxa na remuneração dos influenciadores por monetização de visualizações.
Caso aprovado, o projeto de lei deve estabelecer uma cota de, no mínimo, 10% das horas do catálogo de plataformas estrangeiras para conteúdos brasileiros. Comentando o adiamento da votação, o relator ressaltou que está disposto a debater o tema com todos os deputados.
O projeto não é para beneficiar só uma emissora. Tenho absoluta certeza que não tem ninguém aqui que queira beneficiar interesses internacionais acima dos nacionais.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários