Economia e mercado 19 Abr
Com o Congresso Nacional se preparando para votar uma lei que taxa todas as compras internacionais com imposto federal, uma pesquisa divulgada pela Tendências Consultoria revelou que as importações representam apenas 6,4% das vendas realizadas pelo e-commerce.
Além disso, o estudo também destaca que elas são apenas 0,5% de toda a movimentação gerada pelo varejo brasileiro, sendo que essas importações de pequeno valor respondem por aproximadamente R$ 1 bilhão por mês.
Levando em consideração que a movimentação não é muito grande e que os valores também são "pequenos", quando comparados com o total gerado pelo varejo, o Alibaba Group, dono da AliExpress, deve tentar conversar com o Congresso usando esses dados.
Em texto divulgado pelo Poder360, a Tendências ainda destaca que a simples comparação de carga tributária paga pelo produtor nacional e o estrangeiro é algo que precisa de muito mais análise.
Isso porque o sistema tributário brasileiro é "complexo e caótico", com uma "afinidade de regras e especificidades". Além disso, ainda há casos de exceções e "regimes especiais".
Outro argumento usado pela consultoria é que muitos produtos importados pelos brasileiros são "supérfluos", sendo que, na ausência deles, "nem seriam adquiridos".
No momento, ainda não há previsão para que o Congresso Nacional vote o texto do programa Mover, uma vez que os deputados não chegaram a um consenso sobre o assunto.
Comentários