LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E o 3G? Anatel prepara consulta pública sobre o futuro das redes móveis antigas

09 de abril de 2024 11

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está em vias de abrir uma consulta pública para determinar o destino da estrutura 2G e 3G no Brasil. Os dois formatos de conexão foram virtualmente deixados para trás com a tomada do 4G e, posteriormente, do 5G, onde estamos hoje.

Entretanto, o desligamento do sinal de rede foi uma coisa (este processo começou em 2023 e deve ir até 2028). A estrutura dessa mesma rede ainda existe – e a Anatel quer encontrar formas de utilizá-la sem precisar desmontar tudo.

Veja também

De acordo com informações de um webinar veiculado no último dia 27, a Anatel, junto da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e a empresa especializada em IoT, Kore Wireless, o desejo é integrar as duas estruturas de conexão passadas à rede atual, inclusive considerando a aquisição e homologação de novos equipamentos que venham com esse suporte de forma integrada.

Segundo a Anatel, cerca de 177 redes 2G e 3G já estão desligadas ao redor do mundo, em mais de 59 países. Além disso, 73 operadores em 43 países já completaram ou estão na fase final do desligamento do 2G, enquanto 52 operadoras em 33 países estão fazendo o desligamento da rede 3G. Outros 24 operadores em 15 países também estão fazendo o fechamento do desligue ainda esse ano.

Imagem: Anatel/Reprodução

A transição de rede móvel, ao menos no Brasil, é uma situação bastante burocrática, mas poucos dão atenção ao que acontece com as estruturas antigas: normalmente, essas mudanças fazem uso de equipamentos exclusivos às redes que atendem – ou seja, a tecnologia usada quando nosso padrão era o 2G e o 3G não servem para o 4G, menos ainda para o 5G – estes, bem mais estáveis e velozes, com menos reclamações do consumidor.

A ideia da Anatel e das outras partes envolvidas é suspender a homologação destes equipamentos que só funcionam nos formatos que não utilizamos mais (gerando pelo menos um desencalhamento de componentes), ao mesmo tempo em que adota novos e mais inclusivos recursos, que contemplem todas as redes de maneira integrada.

“Como” a Anatel deve fazer isso, no entanto, ainda é um mistério: a agência governamental não estabeleceu uma data para a realização da consulta pública – processo pelo qual os governos ouvem os cidadãos e, em certos casos, as empresas de um determinado setor – então qualquer movimentação nessa conversa ainda deve demorar um pouco.


11

Comentários

E o 3G? Anatel prepara consulta pública sobre o futuro das redes móveis antigas
  • Não podem desligar o 3g, pq a tim não permite usar VoLTE em celular xiaomi por exemplo, e Claro só deixa funcionar O VoLTE em planos mega caros, primeiro a Anatel precisa obrigar as operadoras permitir o VolTE pra todos só assim pode desligar o 3g.

      • Uns anos atrás falaram a mesma coisa com os orelhões que seriam usados como pontos WI-FI. Resultado: zero, não foi pra frente. Agora essa briga com essas redes antigas. Tem que desativar tudo, orelhões, telefone fixo, redes antigas, manter o 4G e investir no 5G, já planejando o 6G. Quem viveu a época dessas redes sabe como eram esses lixos.

          • Só dá pra desligar o 2G e 3G quando melhorarem em pelo menos uns 60% a rede 4/5G. O VoLTe ainda é uma porcaria. Isso quando funciona... Parecem aquelas chamadas de WhatsApp usando uma rede ruim... Picotando, dando delay e etc...
            E também, enquanto não melhorarem a rede de transmissão (interligação das ERBs com as centrais) o 3, 4 e 5G continuarão essa lentidão que é hoje... Existem ERBs 3G/4G que ainda dão alimentadas com rede de 2Megas. É como vc usasse um roteador wi-fi top de linha na sua casa usando um link de 2Megas de internet.

              • Existem milhares de equipamentos médicos que só trabalham com 2G, não podem desligar o sinal!

                  • 2g já era, pode estabelecer uma data e começar a desligar.
                    O 3g, devido a aparelhos LoT, é só dar um prazo, até 2028 para começar a desligar em grandes Centros e 2030 já era também.
                    Ainda tem máquina de cartão, rastreadores e outros milhares de tipos de equipamentos que usam 3g e são de baixa demanda de Internet.

                      • Concordo contigo, o 2G até hoje eu vejo alguns espectros de SMS funcionando, e baixa frequência, já o 3G ainda é um mal necessário, achava que seria uma boa ideia as operadoras começarem a liberar o VolTe para todos os planos, pacotes e telefonia ,um exemplo é, eu aqui uso um chip da claro em roaming e um chip da Vodafone, em meu Poco F5, o Vodafoe faz Volte e o da claro não, quando estou no brasil a mesma coisa, chego, a claro não faz Volte ( questão de plano, não tecnologia ) mas o da Vodafone ( em roaming pela tim ) faz.

                        • 3G é inútil, nao abre nada, tem que sumir com isso e ampliar a cobertura 4G e 5G

                            • Temos um "expert" aqui. 3G ainda é usado em uma baralhada de dispositivos, tais como rastreadores, máquinas de cartão e os próprios smartphones, que quando não tem 4G ou 5G buscam pelo 3G e funcionam muito bem. Quando o 4G está ruim eu mesmo forço meu aparelho a ficar no 3G e sempre funciona, ótimo em redes sociais, WhatsApp e até streaming. Pare de procurar bordas no planeta

                                • além que muitas operadoras não fazem ligação por 4G via VolTe por questão de mercenarismo, dependendo também do aparelho, não sendo todos que também aceitam ligação por volte, e quanto ao kingjames, ele tá bem errado num ponto, mas posso entender a perspectiva dele de que o 3G realmente para acesso a internet e tráfego, é horrivel mesmo.

                                • Somente o 2G pode ser desligado no Brasil, porque a operadora Claro ainda não tem o VoLTE para os seus clientes, somente a Tim e a Vivo possuem o VoLTE em larga escala.

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Especiais

                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                  Software

                                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2