LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD confirma nova arquitetura "RDNA 3 Plus" para GPU integrada em processadores de 2024

21 de março de 2024 0

A AMD revelou durante o evento PC Innovation Summit na China, nesta quinta-feira (21), que lançará novos processadores com GPU integrada baseada na arquitetura RDNA 3 Plus (RDNA 3+) em 2024. Essa tecnologia será utilizada nos chips da família “Strix Point”, previstos para este ano, e deve trazer pequenas melhorias em relação à RDNA 3.

Após o lançamento da família de processadores Ryzen “8040” — que trouxe a mesma arquitetura de CPU, GPU e NPU da linha “7040” —, a fabricante deve finalmente renovar seus chips para notebooks com o lançamento da geração “Strix Point”, que será marcada pela introdução de novas tecnologias para gráficos e inteligência artificial.

(Imagem: AMD)

Sem confirmar a nomenclatura oficial da próxima geração, Lisa Su, CEO da AMD, confirmou que a geração de processadores “Strix Point” será equipada com CPU baseada na arquitetura Zen 5, GPU baseada na arquitetura RDNA 3 Plus e NPU baseada na arquitetura XDNA 2.

A confirmação da arquitetura RDNA 3 Plus chega após uma extensa lista de atualizações feitas pela AMD no Linux. Essas atualizações faziam referências a uma tecnologia chamada de “RDNA 3.5”, indicando que a arquitetura de GPU da fabricante passaria por uma atualização intermediária antes do lançamento da RDNA 4.

É esperado que a RDNA 3 Plus traga otimizações, mas sem efetuar grandes mudanças em relação à RDNA 3, que já é utilizada em placas de vídeo para jogos e processadores com gráficos integrados da marca. A AMD não comentou sobre a possibilidade de lançar placas de vídeo dedicadas com GPU baseada em RDNA 3 Plus.

Além da CPU Zen 5 e da GPU RDNA 3 Plus, os futuros processadores AMD devem oferecer até três vezes mais desempenho em IA generativa. Para alcançar esse aumento de performance, a geração “Strix Point” incluirá uma nova NPU baseada em XDNA 2. Cabe lembrar que os chips atuais são equipados com uma NPU Ryzen AI baseada na XDNA de 1ª geração.

(Imagem: AMD)

Os novos processadores com gráficos integrados para notebooks devem ser apresentados no segundo semestre de 2024, coincidindo com a janela de lançamento da geração “Lunar Lake” da Intel, que também promete grandes avanços em gráficos e IA.

Veja mais!


0

Comentários

AMD confirma nova arquitetura "RDNA 3 Plus" para GPU integrada em processadores de 2024
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2