Economia e mercado 25 Jan
Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), confirmou na quinta-feira (22) que lançará seu próprio serviço de e-mail. Respondendo à publicação de um funcionário da rede social, o empresário revelou que a nova plataforma “está chegando”. Embora ainda não tenha divulgado uma data de lançamento, é possível que seja nomeada como “XMail”.
O serviço deve ser apresentado com o objetivo de ameaçar a dominância do Gmail, serviço do Google, que possui mais de 1,5 bilhão de usuários ativos. Elon Musk não revelou possíveis funções diferenciadas que integraria ao XMail, mas a plataforma deve contribuir para sua meta de transformar o X em um “aplicativo para tudo”.
It’s coming
— Elon Musk (@elonmusk) February 23, 2024
Musk despertou a curiosidade e o interesse de centenas de pessoas após seu anúncio. Alguns de seus seguidores proferiram críticas ao Gmail, afirmando que “perderam a confiança” na privacidade de dados do serviço do Google, enquanto outros acreditam que haveria uma grande migração de usuários da empresa rival para a plataforma do X.
O anúncio ocorre em meio a uma série de manifestações de Elon Musk contra o Google — especialmente contra os recentes erros cometidos por sua inteligência artificial, o Gemini, que sofreu críticas após várias denúncias de que a máquina poderia gerar imagens com graves falhas de representação histórica e racial em prol da diversidade.
O X possui sua própria inteligência artificial, o Grok, que se destaca por apresentar “senso de humor”. Ele foi preparado com 33 bilhões de parâmetros, e embora não haja detalhes precisos quanto ao seu processo de desenvolvimento, as políticas da rede social garantem a possibilidade do uso de informações públicas dos usuários para treinamento de IA.
A expansão dos serviços sob o guarda-chuva da X Corp. — incluindo os ramos de inteligência artificial, finanças, comunicação e outras áreas — também podem funcionar como uma tentativa de recuperar a popularidade da empresa e aumentar o interesse de investidores. Estima-se que, entre 2022 e 2024, o X tenha perdido 70% de seu valor de mercado.
Embora não haja uma previsão de lançamento para o XMail, é possível que esse serviço chegue ao mercado em breve como uma nova adição ao ecossistema do X, que também deve receber um sistema interno de pagamentos. Recentemente, a empresa adicionou à rede social uma função para busca de empregos para concorrer com o LinkedIn.
Comentários