
Tech 06 Fev
16 de fevereiro de 2024 3
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) alertou nesta semana para a possibilidade de as vítimas da dengue progredirem para hepatite viral ou insuficiência renal, isto no caso mais grave da doença causada pelo mosquito. Segundo o órgão, isso seria resultado de uma inflamação causada do fígado e rins em decorrência do vírus transmitido pelo Aedes aegypti.
No caso da hepatite viral, a doença que se manifesta no fígado podendo causar, segundo o Ministério da Saúde, "alterações leves, moderadas ou graves". Entre os sinais e sintomas mais comuns estão o cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, que acendem um sinal de alerta.
No caso dos rins, o quadro mais crítico da dengue pode levar o paciente a desenvolver a chamada "insuficiência renal", situação em que o órgão perde suas funções básicas de filtrar impurezas presentes no sangue. Quando isso acontece, a pessoa pode ter um acúmulo excessivo de líquido no corpo devendo recorrer à hemodiálise ou medicamentos diuréticos.
Entre os principais sintomas da insuficiência renal estão a retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés, além de sonolência, perda do apetite e falta de ar. Ambas as complicações resultantes do agravamento da dengue reforçam a necessidade de adotar medidas que evitem o aumento no número de casos da doença.
Para combater a dengue é preciso, primeiramente, combater o vetor da doença: o mosquito. O Aedes aegypti depende da água parada para que seu ciclo de reprodução e desenvolvimento possa acontecer, portanto, é de suma importância eliminar locais que possam servir para eventuais criadouros do inseto.
Abaixo, algumas dicas de como se prevenir:
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários