
Tech 18 Out
21 de outubro de 2024 34
Atualização (21/10/2024) - PF
Em 2017, a Xiaomi deu seu primeiro passo no mercado de chips ao lançar o Mi 5c com o processador proprietário ‘Surge S1’. Em fevereiro deste ano, após sete anos de aparente inatividade no segmento, a empresa voltou a ser assunto, com rumores indicando o desenvolvimento de um novo chip.
Agora, novas informações vindas da China indicam que a marca já estaria em fase de ‘tape-out’ para seu primeiro chipset de 3nm. A notícia surpreendeu a todos, uma vez que rumores anteriores afirmavam que a companhia estaria planejando um chip de 4nm com rendimento semelhante ao do antigo Snapdragon 8 Gen 1.
Publicada pelo site internacional MyDrivers, a novidade veio a público inicialmente através do canal de TV Beijing Satellite, quando Tang Jianguo, economista-chefe do Departamento Municipal de Economia e Tecnologia da Informação de Pequim, anunciou o término da fase de projeto e início da fabricação dos chips de 3nm – fase apelidada de ‘tape-out’.
Mas apesar das boas notícias, a Xiaomi pode encarar alguns desafios extras no processo de lançamento e incorporação do suposto novo chip. E isso, também por conta dos possíveis embargos e sanções dos Estados Unidos.
Até o momento, não tem como sabermos se a marca usará as fábricas e o processo de produção de 3nm da TSMC ou apostará em alguma alternativa chinesa para fabricação do novo SoC; mas se usar a planta da fabricante taiwanesa, poderá sofrer os embargos pelos quais vimos a Huawei passar.
Caso a proposta use apenas tecnologia chinesa, a novidade seria de bom grado para várias outras companhias do país – como a própria Huawei. Afinal, poderia tornar as empresas do território ainda mais independentes de players como Qualcomm, MediaTek e Samsung, que podem ser submetidas aos embargos estadunidenses.
De qualquer forma, é importante ressaltar mais uma vez de que tudo não passa de um rumor. Em agosto, apontavam que a Xiaomi lançaria um chip próprio com rendimento semelhante ao de um Snapdragon de três gerações atrás. Agora, a empresa já estaria a par do processo de fabricação mais recente. Então, é preciso levar todas essas informações com um pouco de desconfiança.
Mas independente de como seja, é provável que vejamos um novo processador da Xiaomi muito em breve. Talvez, ainda na primeira metade de 2025.
Atualização (26/08/24): WM
Ainda em fevereiro deste ano, foi comentado por um executivo da MediaTek que a Xiaomi está trabalhando com a ARM para projetar um chip proprietário, sendo uma forma de ganhar maior independência de parceiras como MediaTek e Qualcomm, e consequentemente aumentar sua margem de lucro e possibilidades de otimização.
Depois de alguns meses sem novidades sobre o assunto, eis que o informante Yogesh Brar usou a rede social X (antigo Twitter) para dar detalhes de como anda o desenvolvimento do SoC. Segundo ele, o chip será fabricado no processo N4P da TSMC, mesmo usado no Snapdragon 8 Gen 3, o que deve ajudar bastante na eficiência energética.
Por outro lado, a performance não será tão impressionante, ficando no mesmo nível do Snapdragon 8 Gen 1. Ou seja, o componente da Xiaomi estará ao menos três gerações atrás da Qualcomm, que apresentará o Snapdragon 8 Gen 4 no próximo mês de outubro com CPU de núcleos Oryon e desempenho equiparável ao Apple M3.
Xiaomi's SoC project is going strong
— Yogesh Brar (@heyitsyogesh) August 26, 2024
Based on TSMC's N4P
Performance numbers similar to Snapdragon 8 Gen 1
5G modem by Unisoc
Reveal will happen H1 2025
2025 is a big year for Xiaomi with many revolutionary products in pipeline..
O chip da Xiaomi ainda não tem nome, mas deve ser apresentado no primeiro semestre de 2025, contando ainda com modem 5G projetado pela Unisoc — o que também deve ajudar bastante na redução de custos. Segundo o informante, são esperados "muitos produtos revolucionários" por parte da Xiaomi em 2025, o que pode incluir o comentado celular dobrável de três partes, uma ótima oportunidade para estrear o chip próprio da marca.
Como ainda estamos a alguns meses do fim do ano, vamos precisar esperar por mais informações para entender melhor a proposta da Xiaomi com seu novo chip. Porém, é pouco provável que ele apareça em modelos realmente flagships como a série MIX ou a numerada, já que esses produtos são focados no público geral e devem seguir com soluções da Qualcomm por mais algum tempo.
Matéria original (16/02/24)
A Xiaomi está trabalhando com a ARM no desenvolvimento de um novo chipset proprietário para que ele possa ser usado em seus smartphones. A informação acabou sendo vazada acidentalmente pelo CEO da MediaTek.
Segundo documento compartilhado nas redes sociais, e que supostamente tem como fonte o executivo, essa colaboração da ARM com a Xiaomi deve resultar em uma plataforma de última geração para aparelhos topo de linha.
Logo, tudo indica que a fabricante chinesa deve lançar um concorrente para a família Qualcomm Snapdragon 8, Apple A e para a própria série MediaTek Dimensity.
No documento, o executivo ainda revela que a ARM estava trabalhando com a OPPO em busca de atingir o mesmo objetivo, mas o projeto foi abandonado devido a uma "série de dificuldades".
Apesar da ARM e a Xiaomi não se manifestarem sobre o assunto, rumores sobre o desenvolvimento de um chipset proprietário da chinesa circulam há algum tempo no mercado.
A empresa chegou a lançar um processador proprietário conhecido como Surge S1, mas ele não teve um sucessor.
O S1 era um SoC intermediário que equipou o Mi 5C, mas o aparelho ficou limitado ao mercado chinês até a Xiaomi abandonar o projeto.
Cabe lembrar que a Samsung voltou a apostar na linha Exynos dentro da família Galaxy S24 e a Huawei trabalha de forma totalmente independente do ocidente com a série Kirin.
Por isso, não devemos estranhar a entrada da Xiaomi nesse segmento de mercado.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários