LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

OnePlus 12 traz melhorias relevantes e consagra a volta do 'flagship killer' | Vídeo Hands-On

02 de fevereiro de 2024 19

Anunciado inicialmente na China no fim de 2023, o OnePlus 12 chegou ao mercado global apenas neste mês de janeiro de 2024.

Como esperado, o aparelho traz aquilo que consagrou a OnePlus lá no passado: construção premium, especificações poderosas com Snapdragon 8 Gen 3, 12 GB de RAM e, acima de tudo, um conjunto fotográfico atualizado.

Será que esse é o retorno do tão famoso "flagship killer" do passado? O TudoCelular vai te contar todos os detalhes do aparelho neste hands-on feito em parceria com o HDBlog.

Design e construção

O OnePlus tem a sua própria linguagem de design e isso fica evidente ao observar o módulo traseiro de câmeras do aparelho, que é um grande círculo saltado e alinhado mais para o canto.

Além disso, ele tem estrutura em metal e traz acabamento em vidro na traseira, sendo que o OnePlus 12 é mais pesado que o seu antecessor, passando para algo entre 220 e 227 gramas.

Isso é fruto de um aumento na bateria e um incremento no sistema de arrefecimento, que agora está muito mais eficiente. Na parte frontal, o OnePlus 12 tem tela de 6,8 polegadas levemente curvada, com poucas bordas e furo centralizado no topo para acomodar a câmera de selfies.

Já nas laterais temos os tradicionais botões de volume e energia, sendo que há também o slider para você ativar o modo silencioso.

A certificação IP64 do OnePlus 11 passa para IP65 neste aparelho, algo que não é um salto extraordinário, mas já ajuda bastante.

O OnePlus 12 também tem porta USB-C 3.2 e sensor infravermelho. O leitor de digitais sob o display é bastante responsivo e funciona muito bem, mesmo em momentos onde os dedos estão levemente molhados.

Na caixa, a OnePlus manda para o cliente o cabo de carregamento, chave da gaveta de chip SIM, que suporta dois chips físicos, e também manuais com carregador SUPERVOOC de 80W.

Tela e hardware

O OnePlus 12 tem tela AMOLED LTPO de 6,82 polegadas com resolução Quad HD Plus e suporte para taxa de atualização de até 120 Hz.

A maior inovação deste painel é, sem sombra de dúvidas, o seu pico de brilho, uma vez que ele pode chegar a insanos 4.500 nits. Mas, apesar do número ser alto, esse brilho máximo fica ativo por alguns segundos e logo o smartphone diminui para cerca de 1.600 nits.

Ainda assim, a luminosidade é mais do que suficiente para você ver qualquer conteúdo em dias ensolarados, sendo que as cores da tela estão bem calibradas e há suporte para Dolby Vision e HDR10 Plus em aplicativos como a Netflix.

No quesito áudio, temos som estéreo de boa qualidade e que quase chega próximo do que a Samsung oferece no Galaxy S24 Ultra. Ou seja, som alto, com graves mais ou menos encorpados e boa definição, mesmo em volume acentuado.


O chipset presente no OnePlus 12 é o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 e ele já mostrou em outras ocasiões que desempenho não será um problema. O usuário vai conseguir rodar todos os games da Play Store na qualidade máxima.

Além disso, a OnePlus vende por padrão esse aparelho com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno e o sistema de arrefecimento entregue pela chinesa é eficiente.

Isso porque o OnePlus 12 tem duas câmaras de vapor e isso faz a diferença. Em nossos testes iniciais, mesmo em games intensos, o smartphone se manteve frio e isso é algo positivo porque você consegue explorar todo o poder do chipset.

Sobre autonomia, o OnePlus 12 tem bateria de 5.400 mAh e esse aumento de capacidade é positivo porque deve permitir que o usuário chegue ao fim do dia com cerca de 20% de bateria.

O carregamento rápido é o SUPERVOOC de 80 Watts e também há a possibilidade de fazer o carregamento sem fio em até 50 Watts.

OnePlus 12

75.8 x 164.3 x 9.15 mm
6.82 polegadas - 3168x1440 px
Ir para página de comparação
  • Tela AMOLED de 6,8 polegadas com resolução QuadHD+
  • Display com furo e taxa de atualização de 120 Hz
  • Plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3
  • 12 GB ou 16 GB de RAM
  • 256 GB, 512 GB ou 1 TB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 32 MP
  • Três câmeras traseiras:
    • Sensor principal de 50 MP
    • Sensor ultra-wide de 48 megapixels
    • Sensor telefoto de 64 MP com zoom óptico de 3x
  • Bateria de 5.400 mAh com carregamento rápido de 100W
  • Conectividade 5G, Wi-Fi 7, NFC, infravermelho, Bluetooth 5.4 e porta USB-C 3.2
  • Android 14 sob a interface OxygenOS 14

Software

O OnePlus 12 sai da caixa rodando o Android 14 por baixo da interface OxygenOS 14, que traz uma abordagem mais limpa do sistema operacional.

Isso garante uma experiência fluída e completa, sendo que você tem a liberdade para personalizar o sistema com troca de ícones e até mesmo animações.

A OnePlus também destacou algumas novidades que rodam por baixo da interface, como um recurso que permite otimizar a taxa de quadros de aplicativos para ampliar a autonomia.

Outra adição importante é a compactação e desfragmentação inteligente de arquivos, há ajustes para que a RAM seja mais eficiente, HyperBoost para aumentar o desempenho em games, HyperTouch para melhorar a precisão de toques e muito mais.

Todos são recursos desenvolvidos pela própria OnePlus e, quanto a política de updates, a marca promete quatro atualizações do Android e cinco anos de updates de segurança.

Isso faz com que o OnePlus 12 fique atualizado até o Android 18.

Câmeras

No OnePlus 12 temos sensor principal de 50 MP, com estabilização óptica de imagem, ultrawide de 48 MP e, que também serve para fotos macro, e telefoto de 64 MP com zoom óptico de até 3 vezes. Todos com certificação Hasselblad.

Em linhas gerais, as fotos capturadas com o sensor principal do OnePlus 12 são de ótima qualidade, garantindo não apenas cores realistas, mas também detalhes que você consegue distinguir bem nos registros.

Em ambientes com iluminação artificial ou em fotos noturnas, o sensor Sony LYT-808 também se sai muito bem, reduzindo consideravelmente o ruído e entregando bons resultados.

Isso tudo porque ele permite uma maior captação de luz, algo que faz muita diferença no uso diário.

O sensor ultrawide também consegue entregar boas fotos, mas perde um pouco de detalhes em registros noturnos.

Já o sensor telefoto é competente e vai dar conta do recado. Talvez o ponto mais "chato" neste aparelho esteja no sensor frontal de 32 MP, uma vez que, apesar de não ser ruim, o software tende a deixar o usuário pálido, a depender da iluminação do ambiente.

A filmadora permite gravar vídeos em até 8K a 24 fps na câmera principal e você também pode fazer registros com 4K até mesmo no sensor de selfies, algo bastante positivo e que finalmente chegou ao flagship da OnePlus.

Em suma, o conjunto fotográfico evoluiu muito bem e já chega próximo do que temos nos principais concorrentes.

Primeiras impressões

Lançado fora do Brasil custando cerca de 1.000 euros, algo em torno de R$ 5.400, o OnePlus 12 tem um preço relativamente bom quando levamos em consideração que esse valor não considera os pesados impostos brasileiros.

Esse é um smartphone que amadureceu bem, uma vez que a OnePlus ouviu o feedback dos seus fãs em todas as comunidades e consertou os pequenos defeitos de gerações passadas.

A tela é boa, há recarga sem fio, câmeras claramente melhores, a bateria cresceu e o software se destaca por ser fluido e com boa política de updates.

Ou seja, o OnePlus 12 é um smartphone que pode receber aquele título de "flagship killer". Mas, o preço ainda precisa melhorar. Quando a chinesa começar a fazer promoções e o OnePlus 12 encostar em cerca de R$ 4.500, esse aparelho deve se tornar ainda mais competitivo no mercado global.

Contudo, como moramos no Brasil, a única opção é importar e o Remessa Conforme se tornou uma grande barreira, uma vez que os impostos pesam e tornam o custo do aparelho difícil de aceitar. Por isso, a única opção racional no mercado nacional é "correr" para o Galaxy S24 Ultra.

O OnePlus 12 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

19

Comentários

OnePlus 12 traz melhorias relevantes e consagra a volta do 'flagship killer' | Vídeo Hands-On
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2