Economia e mercado 25 Jan
A Mozilla está acusando Apple, Google e Microsoft de práticas anticompetitivas ao promoverem seus navegadores em seus sistemas operacionais, dificultando a adoção de browsers de terceiros como o Firefox.
Para tentar coibir esta prática, a Mozilla lançou hoje um portal chamado Plataform Tilt onde os usuários poderão registrar tentativas dos sistemas operacionais beneficiarem seus navegadores nativos.
A insatisfação da Mozilla foi expressa em uma publicação no seu blog oficial onde ela diz:
Há uma longa história de empresas aproveitando seu controle de dispositivos e sistemas operacionais para inclinar o campo de jogo em favor de seu próprio navegador. Essa inclinação se manifesta de várias maneiras. Por exemplo: dificultar o download e o uso de um navegador diferente, ignorar ou redefinir a preferência de navegador padrão de um usuário, restringir recursos ao navegador primário ou exigir o uso do mecanismo de navegador primário para navegadores de terceiros.
O rastreador Plataform Tilt já está disponível pelo link abaixo onde os usuários podem adicionar tópicos e fornecer evidências de práticas anticompetitivas que beneficiam navegadores nativos do Windows, Android, iOS, macOS, iPadOS e outros sistemas operacionais.
- Plataform Tilt - acessar
O portal já conta com diversas contribuições, sendo que a maioria dos relatos envolve a Apple por obrigar os navegadores dos seus sistemas operacionais a usarem o WebKit ao invés de um motor próprio para renderizar páginas de internet. Uma observação do tópico diz:
Notavelmente, isso significa que o Firefox não pode ser enviado com Gecko no iOS. Isso também significa que o Firefox não pode ser distribuído na App Store em outras plataformas da Apple como macOS. A política da App Store deve ser atualizada para permitir mecanismos de navegador de terceiros para navegadores da Web.
Por outro lado, a Mozilla também acusa o Google, dizendo que a pesquisa fornece resultados inferiores no Firefox no Android. Veja um comparativo de resultados da pesquisa do Google no Chrome e no Firefox:
Quando ao Windows, a Mozilla diz que o sistema dificulta a escolha de outro navegador padrão, além de iniciar o Microsoft Edge ao clicar em vários links mesmo se outro navegador for definido como o padrão do sistema.
Vale lembrar que a Mozilla não é a única empresa estas gigantes da tecnologia de práticas anticompetitivas. A Epic Games já venceu um processo contra o Google por este motivo e a União Europeia obrigará a Apple a permitir a instalação de aplicativos de fora da App Store com meios de pagamentos alternativos.
Esta tendência deve tornar o mercado tecnológico cada vez mais aberto, aumentando a competição das empresas e a liberdade dos usuários ao escolher quais serviços e softwares desejam utilizar em seus dispositivos.
Comentários