
Windows 12 Dez
18 de janeiro de 2024 2
Um relatório divulgado nesta quinta-feira (17) pela Counterpoint Research apontou uma pequena retração do comércio global de computadores pessoais no último trimestre de 2023. Apesar de uma queda nos envios de produtos ao varejo, os analistas da empresa estão confiantes de que esse mercado exibirá recuperação em 2024.
De acordo com a pesquisa, o mercado global de computadores pessoais caiu 0,2% no último trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período em 2022, marcando o oitavo trimestre consecutivo de queda nos embarques. Para todo o período de 2023, o mercado teve um declínio de 14% em comparação com o ano anterior.
O relatório destaca que houve vários lançamentos de produtos ao longo do segundo semestre de 2023, e a maioria deles começará a ser enviada ao varejo em 2024. Isso desacelerou os embarques em 2023, mas com um lado positivo, os especialistas afirmam que o estoque de dispositivos normalizou, abrindo caminho para novos produtos futuros.
Os analistas acreditam que a indústria terá uma recuperação sólida graças à era do “PC de Inteligência Artificial” ou “AI PC”, um conceito que se mostra cada vez mais presente no mercado graças ao lançamento de notebooks com chips preparados para a IA, como o Intel Core Ultra, o AMD Ryzen 8040 e o Qualcomm Snapdragon X Elite.
A desaceleração dos investimentos do setor privado e o desabastecimento dos estoques em 2023 devem causar uma demanda de reabastecimento dos fornecedores de PC, o que pode ser um catalisador para a indústria em 2024. Espera-se também que, com a tendência do AI PC, suporte um crescimento de remessas de 5% YoY em 2024.
A Lenovo manteve sua liderança no mercado de computadores pessoais no último trimestre de 2023, enviando um total de 16,1 milhões de unidades ao varejo — um aumento de 4% em relação ao mesmo período em 2022. A HP também obteve destaque ao expandir seus embarques em 5%. Já a Apple teve um crescimento tímido de apenas 2%.
A Dell e a ASUS, que também compõem a lista de cinco maiores fabricantes de computadores pessoais, tiveram resultados menos empolgantes. Ambas as empresas sofreram uma retração de 9%.
Em meio à contínua retração no mercado global de computadores pessoais, o relatório da sugere um ponto de inflexão em 2024, e as fabricantes podem voltar a registrar novos picos nos índices de embarques após vários meses consecutivos em queda.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários