
Segurança 05 Jan
O Brasil está avançando na implantação da TV 3.0, a próxima geração da televisão digital, que promete oferecer uma experiência imersiva ao telespectador, com imagens em alta resolução, som tridimensional e interatividade com conteúdos de internet e streaming. O Ministério das Comunicações (MCom) coordena, desde 2021, um projeto de estudo e teste das tecnologias candidatas para compor o novo padrão, que deve entrar em operação a partir de 2025.
A TV 3.0 vai permitir que a qualidade da imagem salte de Full HD para 4K ou até 8K, com melhorias na cor, na nitidez e no contraste. O som também será aprimorado, com tecnologias de áudio imersivo que vão dar a sensação de estar no ambiente que está sendo assistido. Além disso, o telespectador terá mais poder sobre o conteúdo, podendo escolher entre diferentes ângulos de câmera, legendas, áudios e informações adicionais.
O projeto de evolução da TV digital iniciou com uma chamada internacional para que empresas desenvolvedoras de tecnologias enviassem propostas para o novo padrão. Após a avaliação de diversas universidades brasileiras, financiadas pelo MCom, o Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD) consolidou as recomendações técnicas para adoção.
A portaria publicada em outubro de 2023 determina que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) garanta a destinação primária e exclusiva das faixas de VHF alto e UHF ao serviço de radiodifusão de sons e imagens e ao serviço de retransmissão de televisão, atuando em conjunto com a criação do Grupo de Trabalho para propor um padrão tecnológico para a nova geração.
Em fevereiro de 2022, o projeto entrou na terceira e última fase, que consiste em testes complementares, pesquisa e desenvolvimento, além de padronização e demonstrações. Foi feita a elaboração das especificações técnicas para codificação de vídeo, áudio e legendas, além do planejamento de todos os detalhes dos testes complementares que serão feitos.
A primeira transmissão da TV 3.0 está marcada para este ano, mas ainda não há informações sobre data e primeira cidade beneficiada com a novidade. Apesar da mudança, o novo modelo vai manter as atuais frequências de transmissão, o que significa que os usuários poderão operar com uma programação diferente, mesmo sobre frequência e localização iguais.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários