
Tech 11 Ago
01 de novembro de 2023 8
A Carteira Digital de Trânsito (CDT) recebeu nesta quarta-feira (1º) a integração com a credencial de estacionamento emitida para pessoas com mais de 60 anos. O documento permite que os motoristas dessa faixa etária estacionem em vagas preferencias tanto na via pública quanto em estabelecimentos privados, como em mercados e shoppings.
Com a novidade, os brasileiros que possuem direito ao benefício — para isso, é obrigatório ter 60 anos ou mais — podem solicitá-lo diretamente através do aplicativo e sem sair de casa. Anteriormente, o cartão do idoso, como é popularmente conhecido, era emitido por meio do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado.
A emissão da credencial pela Carteira Digital de Trânsito reduz a burocracia relacionada a serviços de trânsito no país. Todas as validações são feitas pelo aplicativo, simplificando o processo de aprovação. Os veículos estacionados em vagas especiais devem exibir a credencial no painel para fins de fiscalização.
Portanto, embora o documento possa ser gerado pela CDT e tenha sua versão digital, é preciso que os motoristas imprimam o arquivo e deixem visível sobre o painel abaixo do para-brisa. O uso de vagas em desacordo caracteriza infração prevista no Art. 181, inciso XVII do CTB. A lista de órgãos aderidos à emissão de credencial pode ser consultada aqui.
Para emitir a credencial é muito simples (é preciso ter conta Prata ou Ouro):
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários