
Economia e mercado 28 Set
30 de setembro de 2023 64
O Plantão TC está no ar com as principais notícias e destaques do universo da tecnologia. Se você perdeu alguma novidade, não teve tempo de acompanhar o noticiário ou busca apenas um "resumão" de tudo o que rolou no mercado, aqui você vê tudo isso e muito mais.
A edição desta semana vai repercutir os vários problemas encontrados na linha iPhone 15 Pro, como o superaquecimento e a incompatibilidade com alguns cabos USB-C. Além disso, temos também o Galaxy S23 FE passando pela Anatel e na iminência de ser lançado no Brasil.
Outros assuntos importantes incluem o Android 14 permitindo o uso do smartphone como webcam em PCs e o Windows 12 podendo ganhar uma versão mais leve para concorrer com o ChromeOS.
O Galaxy S23 FE foi homologado na Anatel nesta semana, indicando que o seu lançamento oficial pode acontecer a qualquer momento.
Além disso, um vídeo vazado na web mostra o aparelho no mundo real, confirmando aquele design de Galaxy A54. Temos traseira com vidro brilhante, três câmeras organizadas verticalmente por anéis e laterais achatadas que aparentam ser de alumínio.
Por enquanto, a Samsung não informa quando será o lançamento do Galaxy S23 FE, mas é preciso lembrar que o aparelho deve ter tela Super AMOLED de 6,4 polegadas com taxa de 120 Hz.
Os chipsets são o Snapdragon 8 Gen 1 ou Exynos 2200, há câmera principal de 50 MP e bateria de 4.400 mAh, além de Android 13.
Segundo informações reveladas em um processo nos Estados Unidos, a parceria entre a Samsung e a Microsoft foi abortada por culpa do Google. A empresa coreana tentou usar o Bing como buscador padrão em celulares Galaxy.
Isso porque a gigante das buscas disse que a mudança para o Bing fere o acordo comercial com a Samsung e ainda ameaçou processar a coreana pedindo não apenas o veto da parceria como também uma multa milionária.
O Google não deixou a Samsung nem mesmo facilitar o processo de troca de buscador padrão em smartphones Galaxy. Por enquanto, o processo segue em julgamento nos Estados Unidos.
Mas os relatos de várias empresas mostram como o Google usa a sua posição de dominância para impedir que concorrentes sejam o buscador padrão no Android ou iOS.
A versão beta do Android 14 revelou que em breve será possível usar o smartphone como webcam em PCs Windows, Macs , Linux e Chromebooks.
A conexão será feita por meio do cabo USB-C e é uma ótima notícia para quem não tem uma webcam e precisa fazer uma chamada de vídeo para o trabalho, por exemplo.
Por enquanto, ainda não há suporte para que essa conexão seja feita sem fio igual acontece nos Macs e iPhones. Ainda assim, essa não deixa de ser uma ótima notícia para os usuários.
Novos rumores indicam que a Microsoft está em estágio avançado de desenvolvimento do Windows 12 para que o sistema chegue ao mercado em 2024.
Fontes dentro da empresa também dizem que o sistema terá uma versão mais leve e focada na web para brigar com o ChromeOS do Google, principalmente no mercado educacional.
Com isso, há chances de vermos o Windows 12 sendo executado em notebooks mais acessíveis, inclusive com chips ARM.
Por enquanto, a Microsoft não comenta o assunto, mas estamos vendo que a empresa tem se preparado para concorrer com o Google em um segmento que tem crescido substancialmente.
Por fim, chaves do Windows 7, 8 e 8.1 não poderão mais ser usadas para ativar o Windows 11. Isto significa que o upgrade gratuito a partir de versões antigas para o Windows 11 acabou. A novidade foi confirmada nesta semana pela Microsoft.
A Xiaomi Brasil pegou muita gente de surpresa nesta semana ao lançar silenciosamente o Redmi 12 5G no mercado nacional. O aparelho tem tela IPS LCD de 6,79 polegadas com taxa de 90 Hz.
O chipset é o Snapdragon 4 Gen 2, há câmera traseira principal de 50 MP, certificação IP53 e bateria de 5.000 mAh com carga de 18 watts.
O preço oficial do modelo com 4 GB de RAM e 128 GB de memória é de R$ 1.699, enquanto que a variante com 8 GB e 256 GB sai por R$ 1.999.
Os primeiros usuários a comprarem a linha iPhone 15 Pro tem usado as redes sociais para reclamar dos diversos problemas encontrados nos smartphones, sendo que o principal deles envolve um superaquecimento com o chipset A17 Pro.
Isso tem afetado os aparelhos não apenas durante a jogatina, mas também no carregamento. Um teste recente revelou que o iPhone 15 Pro Max esquenta muito mais que o Galaxy S23 Ultra e o Pixel 7 Pro.
Mas, para o analista Ming-Chi Kuo, a culpa pelo superaquecimento não está no chipset, mas sim na escolha de design da Apple. A empresa priorizou o lançamento de celulares mais leves com titânio e não investiu no sistema de arrefecimento.
Outras polêmicas envolvendo os iPhone 15 incluem os aparelhos rejeitando alguns cabos USB-C Android e até mesmo power banks. Já uma foto da Lua tirada com o iPhone 15 Pro Max foi marcada como falsa pelas notas da comunidade no X.
Isso sem falar dos vários riscos e outros defeitos de fabricação encontrados nos modelos com titânio. Por enquanto, a Apple não se pronuncia sobre os problemas de aquecimento da linha iPhone 15 Pro, mas Ming-Chi Kuo não descarta uma atualização do iOS para resolver o problema.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários