Economia e mercado 24 Ago
A Intel anunciou nesta terça-feira (12) as especificações do Thunderbolt 5, seu novo padrão para cabos de transmissão de dados de alta velocidade que dobra a largura de banda do Thunderbolt 4, além de trazer melhorias no suporte para conectividade de vídeo e potência para carregamento de dispositivos.
O Thunderbolt 5 será capaz de alcançar larguras de banda de até 120 Gbps, pico três vezes maior que a velocidade da interface anterior. Essa marca é atingida com o Bandwidth Boost, um recurso que aumenta o potencial da conectividade em casos de uso específicos, como uso de monitores com alta resolução ou conexão de múltiplas telas.
A largura de banda padrão do Thunderbolt 5 em conexão bidirecional é de 80 Gbps, isto é, o dobro da geração anterior. Caso o usuário precise utilizar o Bandwidth Boost, a velocidade de recepção pode ser ajustada entre 80 Gbps até 40 Gbps.
Compatível com as versões anteriores do Thunderbolt e USB, a nova especificação é construída com base em padrões da indústria, como o USB 4.0 V2, DisplayPort 2.1 e PCI Express de 4ª geração, portanto, o Thunderbolt 5 será ideal para aqueles que utilizam unidades de armazenamento externas ou eGPU, por exemplo.
Outro destaque do novo padrão é o suporte para potência de até 240 W, algo que, segundo a Intel, permitirá que usuários tenham apenas um cabo para várias tarefas — desde recarregar a bateria do notebook rapidamente até transmitir o vídeo do dispositivo para um monitor.
O Thunderbolt 5 abraça o PAM-3, uma nova tecnologia de sinalização que proporciona aumentos significativos no desempenho com as atuais placas eletrônicas de circuito impresso, conectores e cabos passivos com até 1 metro de comprimento.
A Intel demonstrou um notebook conectado a um protótipo de doca compatível com Thunderbolt 5, capaz de alcançar 120 Gbps. No vídeo abaixo, o padrão lida com dois monitores — um com resolução 6K e outro com resolução 4K — e ostenta velocidades de leitura e gravação de até 6.223 MB/s e 5.383 MB/s em um SSD embutido. Confira:
A expectativa é que o Thunderbolt 5 comece a se tornar um padrão comum na indústria com o lançamento dos primeiros notebooks equipados com os processadores “Meteor Lake” da Intel, que devem ser anunciados ainda este ano, com estreia marcada para 2024.
O Thunderbolt 5 será útil para você? Comente abaixo sua opinião!
Comentários