LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MacBook SE? Apple pode lançar um notebook mais barato se vendas do MacBook Pro não crescerem

26 de outubro de 2023 13

Atualização (26/10/2023) - EB

Os MacBooks nunca foram computadores vistos como acessíveis em termos de custo, mas isto pode mudar nos próximos anos. Hoje o analista Ming-Chi Kuo está reforçando esta possibilidade que foi levantada no início de setembro, indicando que a Apple pode lançar um notebook mais barato para competir com os Chromebooks.

Kuo diz que a Apple não está satisfeita com as vendas dos MacBook com chip M2 nos últimos trimestres. O analista diz que a culpa é do novo chip, que não tem uma diferença tão significativa de desempenho em relação ao Silicon M1.

A solução encontrada pela Apple seria então pular o chip M2 Pro e lançar novos MacBooks Pro com chip M3, que deve trazer um salto maior de eficiência.

Nas palavras de Ming-Chi Kuo:

Pelo que eu sei, a Apple atribui o declínio significativo nas remessas de MacBook em 2023 principalmente à atualização limitada do poder de computação do M2. Acredito que é por isso que a Apple pode preferir lançar o MacBook Pro da série M3, mesmo quando seu volume de produção ainda é baixo, em vez de continuar a enviar o MacBook Pro da série M2. Teoricamente, o M3 deveria oferecer um aumento mais significativo no poder de computação.

Mas qual a relação de um MacBook mais barato com o Silicon M3? Kuo acredita que se a Apple não conseguir aumentar as suas vendas com um chip mais poderoso, ela pode lançar um MacBook Pro com novo design e outro com preço reduzido em 2025 como uma espécie de "Plano B".

O MacBook SE pode ser baseado no MacBook de 12 polegadas lançado em 2015, cujo principal problema era o processador Intel lento, mas que pode ser substituído pelo Apple M1 ou M2 sem problemas, bem como o seu horrível teclado Buttlefly (borboleta).

Embora a Apple não tenha confirmado nenhuma dessas informações, o analista afirma que a meta da empresa seria que de 8 a 10 milhões de MacBooks SE seriam vendidos em 2025, abocanhando uma grande parte do mercado dos Chromebooks que miram no setor corporativo e educacional, mas o mais importante: sem concorrer com seus próprios produtos.

Matéria original (05/09/2023)

Apple pode lançar MacBooks mais baratos para concorrer com Chromebooks, diz rumor

Assim como a Microsoft, a Apple também está de olho no crescimento do mercado de notebooks acessíveis para o nicho da educação. Por isso, fontes dizem que a gigante de Cupertino pode lançar MacBooks acessíveis como forma de concorrer com os Chromebooks.

A apresentação desses dispositivos pode acontecer no segundo semestre de 2024, sendo que essa nova linha acessível terá alguns diferenciais importantes em relação aos MacBooks Air e Pro.

Para cortar custos, a Apple ainda usará estrutura de metal, mas a carcaça pode contar com "materiais diferentes". Além disso, alguns componentes podem ser substituídos por opções mais acessíveis.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Como a intenção é apresentar um dispositivo mais barato, a Apple pode usar nesse MacBook educacional o chip M1 com alguma combinação de entrada para a RAM (8 GB), além de embarcar memória básica de 128 GB.

Para quem não se lembra, rumores indicam que os Macs com M3 devem chegar ao mercado com no mínimo 12 GB de RAM. Por isso, usar 8 GB na linha acessível se torna uma opção para a empresa de Cupertino.

Como esperado, a Apple não comenta o assunto. Ainda assim, o DigiTimes destaca que há um verdadeiro mercado em ascensão no campo educacional e o Google tem se aproveitado disso com os seus Chromebooks.

Mais de 13,9 milhões de Chromebooks foram enviados em 2019, aumentando para mais de 30,4 milhões em 2020 e 33,5 milhões em 2021. Por mais que as remessas tenham caído em 2022, ainda há uma grande oportunidade, uma vez que grande parte desses dispositivos são compras governamentais.

Você acredita que a Apple pode se aventurar nesse segmento? Conte para nós a sua opinião aqui no campo dos comentários.

Veja mais


13

Comentários

MacBook SE? Apple pode lançar um notebook mais barato se vendas do MacBook Pro não crescerem
  • O problema é comprar um notebook de mais de $1000,00 dolares com 8GB que não é possivel expandir a memória, não o poder do processador que ja ta muito bom, não sei como eles não veem isso. O Macbook com 16GB mais barato é o pro por $1700,00 dolares. Se lançam as versões mais básicas do M3 com 16GB a partir de $1000,00 ja venderia pra caramba. Hoje a RAM ja ta barata pra caramba, e eles ficam com essa mixaria pra ter margem de lucro absurda e acaba nisso.

      • Relancem uma revisão do Macbook branco.

          • Um iPad Pro M1 de 12 Polegadas e teclado embutido.

              • A Apple nunca vai conseguir vender para setor de educação. Pois os chromebooks para esse segmento têm que ser robustos, aguentar pancadas, não podem ter corpo de metal que amasse. Lenovo 100e por exemplo: não é feio, mas é todo de plástico, tem bordas grossas emborrachadas, as teclas são à prova de arrancar, e fechado ele (diz que ) aguneta 30kg em cima. Uso em colégio e te garanto, por mais barato que um Apple fininho com corpo de metal fosse, jamais aguentaria mais que algumas horas na mão de crianças entre 7 e 12 anos.

                  • Esquece que virá pro Brasil, Apple é só pro mercado Americano, Europeu, Japonês e Coreano, nós aqui da America Latina só podemos ter Multilaser e Positivo, ainda mais com a taxa do amor do molusco.

                      • Faltando só a Qualcomm acelerar logo e a M$ no Windows ARM melhorar cada vez mais pq esse mercado o diferencial é autonomia de bateria e, pra ganhar do Windows no leque de programas ninguem ganha !

                          • Sinceramente eu acho que o Windows ARM só tem futuro se a MS o fizer totalmente do zero. Já tem 11 anos que eles tentam (lembra do Windows RT?) e é sempre um desastre, já o primeiro M1 foi um acerto logo de cara.

                            Uma das maiores vantagens do Windows também é uma de suas maldições nesse caso, a retrocompatibilidade, não é raro você conseguir rodar programas feitos pro Windows 95 no Windows 11 sem problemas.

                            A Apple não tem dó de cortar suporte a coisas antigas, é ruim para o consumidor mas nesse caso permite que o desenvolvimento avance muito mais rápido.

                              • O problema do Windows ARM é que as fabricantes não querem lançar hardware que aguente o virtualizador, com esses notebooks com 4GB RAM é muito fácil o sistema travar se o programa não foi feito para a arquitetura. Como os hardwares da Apple são projetados pela Apple, eles colocam os recursos necessários.

                                • Mas o Windows 10 e principalmente o 11 ARM já é completamente acertado para a plataforma, kernel e api que é o que precisam ja estao todos para ARM.

                                  Voce tocou em um ponto que eu acho positivo no Windows, pois eu vejo por aí por exemplo o macOS Big Sur do meu amigo lançado em 2020 já nao pode mais instalar varios apps da App Store do mac por que já nao é mais compativel, e o macbook air dele nao vai mais atualizar e isso tambem é com programas baixados de fora, o usuario acaba ficando encurralado.

                                  Isso pode até forçar coisas antigas a serem descartadas, mas no Windows isso é uma vantagem ao meu ver o usuario ter essa longevidade se quiser por exemplo continuar usando o Windows 7 por exemplo

                                • Interessante....
                                  Chega no Brasil contando com os impostos do "amor" lançado pelo molusco de nine fingers... Esses impostos são constituídos na seguinte forma: Taxa de importação de 60% + 15% do valor final para o governo federal "liberar" a entrada do produto (caracteriza como suborno) + Custo Brazil (Sim com o "Z" pois é internacional) + taxa sobretaxação dos impostos do "amor" anunciado pelo molusco nine fingers....
                                  Vamos na prática? O produto que comprei no Aliexpress o seguinte produto: Película Protetora H3/10D para Sony Xperia 1 V e vem com 3 unidades dessa película - Custando meramente 25 reais... (baratinho né?) Mais o frete por 11 reais... Ufa! Deu 36 reais no total!
                                  pago a vista... Porém.... Ao chegar no Brasil é taxado! por causa da lei do amor do molusco nine fingers... acusam que o produto custa mais de 100 reais, posterior a essa acusação... o produto passa a custar os 160 reais? NÃO! Pois tem outros impostos.... e o peço final fica na casa de 250 reais...

                                  Aeee... o produto que deveria custar menos de 50 reais, foi taxado por mais de 50 reais por que o governo molusco simplesmente taxou o produto que custa o além da realidade e da nota fiscal!

                                  O que isso tem a ver com o produto da matéria... o macbook mais barato nos Estados Unidos custa 900 dólares (Menos de um mês de trabalho), aqui no Brasil é na casa de 10 mil reais. Já o Chromebook nos Estados Unidos custa 200 dólares... Aqui no Brasil é 1.500 reais!

                                  Acha que aqui no Brasil iria dar certo com os preços com essa taxação "Brazil"? Acha mesmo que a Apple vai lançar no Brasil esse macbook de baixo custo aqui? Lançaria sim... mas lançaria custando 5 mil reais... e olhe lá hein!

                                    • Concordo, a não ser que ela lance com uma espécie de M1 capado ou M1 Lite, mas mesmo assim, conhecendo a Apple, saíria por esse preço que vc falou, pois Apple é só para o mercado Norte Americano, Europeu, Japonês e Coreano.

                                      • Poderia ser plástico. Existe um MacBook branco, o último que lançaram, com trackpad de vidro e plástico e não amarelava.

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Especiais

                                          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                          Software

                                          Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2