
Segurança 26 Out
26 de outubro de 2023 13
Atualização (26/10/2023) - EB
Os MacBooks nunca foram computadores vistos como acessíveis em termos de custo, mas isto pode mudar nos próximos anos. Hoje o analista Ming-Chi Kuo está reforçando esta possibilidade que foi levantada no início de setembro, indicando que a Apple pode lançar um notebook mais barato para competir com os Chromebooks.
Kuo diz que a Apple não está satisfeita com as vendas dos MacBook com chip M2 nos últimos trimestres. O analista diz que a culpa é do novo chip, que não tem uma diferença tão significativa de desempenho em relação ao Silicon M1.
A solução encontrada pela Apple seria então pular o chip M2 Pro e lançar novos MacBooks Pro com chip M3, que deve trazer um salto maior de eficiência.
Nas palavras de Ming-Chi Kuo:
Pelo que eu sei, a Apple atribui o declínio significativo nas remessas de MacBook em 2023 principalmente à atualização limitada do poder de computação do M2. Acredito que é por isso que a Apple pode preferir lançar o MacBook Pro da série M3, mesmo quando seu volume de produção ainda é baixo, em vez de continuar a enviar o MacBook Pro da série M2. Teoricamente, o M3 deveria oferecer um aumento mais significativo no poder de computação.
As far as I know, Apple attributes the significant decline in MacBook shipments in 2023 mainly to the limited M2 computing power upgrade. I believe this is why Apple may prefer to launch the M3 series MacBook Pro even when its production volume is still low rather than continue…
— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) October 24, 2023
Mas qual a relação de um MacBook mais barato com o Silicon M3? Kuo acredita que se a Apple não conseguir aumentar as suas vendas com um chip mais poderoso, ela pode lançar um MacBook Pro com novo design e outro com preço reduzido em 2025 como uma espécie de "Plano B".
O MacBook SE pode ser baseado no MacBook de 12 polegadas lançado em 2015, cujo principal problema era o processador Intel lento, mas que pode ser substituído pelo Apple M1 ou M2 sem problemas, bem como o seu horrível teclado Buttlefly (borboleta).
Embora a Apple não tenha confirmado nenhuma dessas informações, o analista afirma que a meta da empresa seria que de 8 a 10 milhões de MacBooks SE seriam vendidos em 2025, abocanhando uma grande parte do mercado dos Chromebooks que miram no setor corporativo e educacional, mas o mais importante: sem concorrer com seus próprios produtos.
Matéria original (05/09/2023)
Assim como a Microsoft, a Apple também está de olho no crescimento do mercado de notebooks acessíveis para o nicho da educação. Por isso, fontes dizem que a gigante de Cupertino pode lançar MacBooks acessíveis como forma de concorrer com os Chromebooks.
A apresentação desses dispositivos pode acontecer no segundo semestre de 2024, sendo que essa nova linha acessível terá alguns diferenciais importantes em relação aos MacBooks Air e Pro.
Para cortar custos, a Apple ainda usará estrutura de metal, mas a carcaça pode contar com "materiais diferentes". Além disso, alguns componentes podem ser substituídos por opções mais acessíveis.
Como a intenção é apresentar um dispositivo mais barato, a Apple pode usar nesse MacBook educacional o chip M1 com alguma combinação de entrada para a RAM (8 GB), além de embarcar memória básica de 128 GB.
Para quem não se lembra, rumores indicam que os Macs com M3 devem chegar ao mercado com no mínimo 12 GB de RAM. Por isso, usar 8 GB na linha acessível se torna uma opção para a empresa de Cupertino.
Como esperado, a Apple não comenta o assunto. Ainda assim, o DigiTimes destaca que há um verdadeiro mercado em ascensão no campo educacional e o Google tem se aproveitado disso com os seus Chromebooks.
Mais de 13,9 milhões de Chromebooks foram enviados em 2019, aumentando para mais de 30,4 milhões em 2020 e 33,5 milhões em 2021. Por mais que as remessas tenham caído em 2022, ainda há uma grande oportunidade, uma vez que grande parte desses dispositivos são compras governamentais.
Você acredita que a Apple pode se aventurar nesse segmento? Conte para nós a sua opinião aqui no campo dos comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários