LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Banco Central quer acabar com apps de vários bancos e entregar nova experiência

16 de agosto de 2023 29

O Banco Central e o mercado financeiro estão trabalhando em uma nova solução que pode acabar com os aplicativos de vários bancos instalados no seu smartphone. A intenção da instituição é unificar a experiência e entregar todas as movimentações financeiras em um único "super aplicativo".

A informação foi revelada durante o Fórum de Gestão Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a ideia também é conhecida como "agregadores financeiros".

Você vai ter seu fluxo consolidado em um instrumento só [superapp]. Hoje, a gente paga o cartão de crédito, e tem aquele ‘dois de três [parcelas], cinco de oito, e você não sabe mais quanto que você deve. Você vai apertar um botão e vai ter lá todo o seu fluxo de caixa.

Imagem/reprodução: Roberto Campos Neto.

O presidente do BC também disse que esse superaplicativo faz parte do projeto de "open banking", sendo que nesta modalidade os clientes compartilham seus dados financeiros com todos os bancos para obter as melhores condições de crédito.

A ideia do BC é aumentar a concorrência entre os bancos, fazendo com que o consumidor possa checar a taxa de juros de cada banco antes de pagar algo no crédito ou escolher de qual banco o dinheiro vai sair no caso de PIX.

Campos Neto ainda disse que a intenção do BC é de lançar essa ferramenta até o fim de 2024. Contudo, ele não deu mais detalhes sobre quem fornecerá o aplicativo e quais passos serão necessários para essa unificação.

De toda forma, a ideia de um superaplicativo sempre foi defendida pelo presidente do BC, uma vez que a instituição sabe que o brasileiro médio tem conta em mais de um banco e às vezes lida com apps dedicados para cartões, conta salário e afins.

Ou seja, algo que faz com que o smartphone tenha três, quatro ou até cinco aplicativos de banco.

Quantos apps de banco você tem no seu smartphone? O que achou da ideia do BC? Conte para nós aqui no campo dos comentários.

Veja mais


29

Comentários

Banco Central quer acabar com apps de vários bancos e entregar nova experiência
  • Isso é regresso tecnológico.

      • Nossa que ideia de merda, colocar na mão do estado onde nada funciona e tudo é invadido minha vida bancaria não é possível, eles mostram como são bom nisso quando unificou o sistema de emissão de NF do Mei hoje ou emiti nota fiscal simples ou não emiti NF por que sistema não carrega

          • que merda

              • Imagina que dahora, o bandido invade um único app seu e já era...

                  • Apenas o " Estado" querendo saber das nossas movimentações para poder ter o controle absoluto sobre a população, países comunistas fizeram isso e hoje a população passa por miséria e é controlada até na quantidade de comida que pode comprar, Fazueli e bem vindos ao Comunismo que tanto queriam, uma Nação sob total controle do Estado igual a Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, China, Nicarágua etc... E nenhum desses países é desenvolvido. Agora me apontem um País de Primeiro Mundo, com desenvolvimento econômico, emprego para população, liberdade e poder de compra governado pela " Esquerda"? Quem comecem os mimimis!

                    • Nao esta tendo o que fazer mesmo hein

                        • Super arriscado, bamcos investem cifras milionárias na proteção de dados vistuais...isso nas mãos do estado ou do consórcio de banco vai precisar mais que o dobro de proteção contra ataques.

                          Por um lado é super prático...pelo outro tem varias questões d privacidade envolvidas.

                            • Eu já acho isso perigoso, pois o cliente tem conta em 3 bancos, então seus dados poderão ser roubados muito mais facilmente.

                                • Sem clubismo agora: absurdo achar que criar um único aplicativo pra tudo é a melhor opção. A fragmentação, apesar de ruim em certos aspectos, é a melhor forma de estimular a competição. Cada banco traz ofertas diferente e experiências diferentes, além de opções diferentes de segurança. Eu mesmo passei a confiar bem mais no aplicativo do Nubank depois que eles adicionaram a possibilidade de proteger o app com a biometria do telefone, coisa que o BB já fazia faz tempo. Centralizar tudo facilita a parte da segurança, mas também facilita o trabalho de quem corre atrás de vulnerabilidades. Passo atrás gigantesco.

                                    • Já ouvi falar de três pessoas que tiveram dinheiro simplesmente desaparecer do Nubank e eles não darem explicações. Uma delas é minha prima, foi na polícia fez bo e tudo mais. Banco basicamente falou, se vira. Pelo que eu entendi são funcionários do banco roubando os clientes. Não teve e-mail invadido, não teve chip clonado e nem telefone roubado. Tem que tomar muito cuidado com esse banco.

                                        • Justamente, por exemplo tem aplicativos de banco que não cobra para gerar QR Code para o profissional receber o pix por QR Code, já outros cobram.

                                          • Estado quer institucionalizar a escravidão

                                            • O brasileiro médio vai adorar a centralização de poder monetário na mão de um monte de burocratas sedentos por impostos KKKKKKKKKKKKK!!!

                                                Especiais

                                                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                Software

                                                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                                                Tech

                                                PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                                Economia e mercado

                                                Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa