
Segurança 02 Ago
02 de agosto de 2023 0
O Firmina, cabo submarino do Google que liga os Estados Unidos à América do Sul, chegou há algumas semanas no Uruguai, podendo desembarcar no Brasil ainda este ano. O cabo intercontinental deixa a costa leste norte-americana e passa por alguns pontos específicos ao longo do trecho, incluindo o Caribe e a praia de Las Toninas, na Argentina.
No Brasil, o cabo Firmina deve passar pela Praia Grande, no litoral de São Paulo, a cerca de 60 km da capital, se conectando a alguns outros cabos que também passam pela região. Esse lançamento faz parte dos esforços da big tech em aprimorar sua infraestrutura de rede em outros países, focando especialmente na América do Sul.
A construção proporciona alta velocidade de conexão e baixa latência na troca de informações entre os países. De acordo com o Google, mais de R$ 1,6 bilhão foram injetados no Brasil desde 2017, destacando os esforços da empresa em aprimorar seus serviços no território nacional e também em regiões próximas.
Há também alguns outros cabos além do Firmina, entre eles o Monet que sai da Flórida, no extremo sudeste dos EUA, e passa por Fortaleza, capital do Ceará. Em 2022, mais de 98% do tráfego mundial da Internet ocorreu por meio desse sistema de cabeamento intercontinental, assegurando o funcionamento dos serviços on-line.
Confira o percurso percorrido pelo Firmina:
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários