
Tech 04 Jun
13 de julho de 2023 4
A Scania apresentou nesta semana uma nova versão do seu caminhão movido a gás natural veicular e/ou biometano. O grande destaque do veículo é a autonomia de 900 km prometida pela marca. O modelo é baseado em um G 410 8x2, com chassi rígido.
De acordo com a Scania, o caminhão a gás possui um motor de 410 cavalos de potência e desenvolve um torque de 2.000Nm. O propulsor atende as normas emissão de poluentes Euro 6 e o modelo é o mais potente na categoria de chassi rígido 8x2.
A distância entre-eixos é de 6.950mm, o que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, oito de cada lado. São oito com capacidade de 118 litros e outros oito de 95l. O volume total suporta impressionantes 406 metros cúbicos de gás.
O caminhão vai poder carregar até 30 pallets com implementos do modelo Romeu e Julieta (caminhão trucado (6x2) mais um reboque) - com capacidade para até 56 toneladas - ou na configuração de rodas 8x2 com 29 t de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).
Para efeito de comparação, o atual caminhão a gás da Scania disponível no mercado possui oito cilindros, quatro de cada lado nas laterais da longarina, com opções de 118l ou 95l e um volume total de 226 ou 182 metros cúbicos, para uma autonomia entre 400 a 500 km.
No Brasil, a Scania foi a pioneira a oferecer caminhões a GNV e/ou biometano, e já vendeu 750 modelos do tipo desde 2019. Os modelos não são convertidos do diesel para o gás, possuem garantia de fábrica, força semelhante ao diesel e são mais silenciosos.
Ainda segundo a empresa, esse sistema é seguro, pois os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro e construídos com o material usado em ogivas de mísseis. Em caso de incêndio ou batida, o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão.
O novo modelo a movido a GNV já pode ser encomendado e as vendas devem iniciar a partir do último trimestre do ano. Além disso, a Scania confirmou que ao longo de 2024 vai chegar mais uma opção para a família a gás equipada com o motor de 460 cavalos.
“Desde o lançamento da linha movida a gás, ouvimos pedidos dos clientes para uma opção com maior autonomia. Está chegando este momento. Eles ainda pediam uma solução nessas características para poder operar em rotas mais longas e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, já que o fornecimento do gás está avançando a cada ano”, disse o diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comericais Brasil, Marcelo Gallao.
E você, gostou dessa novidade? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários