
Segurança 09 Dez
A Bielorrússia aprovou uma nova lei que legaliza a pirataria de conteúdos de origem de países considerados "rivais". Dessa forma, os bielorrussos podem fazer o download de filmes, séries, músicas e softwares que têm os direitos à propriedade intelectual sem ferir a legislação local.
As nações hostis à Bielorrússia incluem aquelas que aplicaram sanções econômicas ao país após o apoio oficial da Bielorrússia à invasão da Rússia à Ucrânia em 2022, como os Estados Unidos, o Reino Unido e os membros da União Europeia.
A nova legislação foi assinada por Alexander Lukashenko, o ditador bielorrusso, no dia 3 de janeiro de 2023. No texto, há a autorização para que bens protegidos pela lei de propriedade intelectual sejam baixados sem a devida autorização dos donos dos direitos.
Com isso, o detentor não precisa autorizar o uso do conteúdo na Bielorrússia. Em caso de itens publicados legalmente, os direitos exclusivos são limitados. A lei especifica, ainda, obras audiovisuais e softwares, além de afetar também canais de TV e o cinema.
Por outro lado, o uso dos conteúdos pirateados ainda deve ter os direitos pagos à Autoridade Nacional de Patentes da Bielorrússia. O dinheiro ficará retido por até três anos a partir do pagamento, para que os donos dos direitos da obra reivindiquem legalmente.
Se isso não acontecer, a Bielorrússia fica com o valor. Essa medida pode isolar ainda mais o país vizinho da Rússia no segmento cultural, tendo em vista que enfraquece juridicamente os produtores de conteúdos de entretenimento e outros gêneros.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários