
Economia e mercado 27 Out
15 de dezembro de 2022 22
Um dos eventos de maior relevância no mercado brasileiro de telefonia celular em 2022 foi a venda da unidade de telefonia celular da Oi para suas concorrentes, Claro, TIM e Vivo. O processo foi concluído em abril deste ano por US$ 3,4 bilhões (~R$ 15,9 bilhões).
No processo, houve transferência de ativos da Oi para seus compradores, junto da migração de clientes da operadora, com base em divisão geográfica. A TIM recebeu 14,5 milhões de clientes da Oi, enquanto Claro e Vivo tiveram 11,6 milhões e 10,5 milhões, respectivamente. Segundo dados da OpenSignal, os usuários tiveram uma melhora na experiência das redes móveis com a migração.
A OpenSignal revelou que os usuários da Oi depois da migração para as novas redes, sob um modelo de roaming, experienciaram aumentos significativos de velocidade, disponibilidade e métricas experienciais.
A coleta de dados foi realizada em dois períodos: antes de a venda ser finalizada em abril (90 dias a partir de 1º de fevereiro de 2022) e seis meses depois (90 dias a partir de 1º de agosto de 2022), com o processo de migração já em andamento.
A pesquisa indicou aumentos de cerca de 50% na velocidade média de download e upload, com os usuários da Oi operando com velocidades médias de download 4,6 Mbps mais rápidas e velocidades médias de upload 1,9 Mbps mais rápidas após a migração.
Além da velocidade, os usuários da Oi também tiveram melhorias nas métricas de disponibilidade. O tempo gasto sem sinal de celular foi reduzido para esses usuários em 1/6, de 4,1% para 3,4%, além de passarem mais tempo conectados aos serviços de 4G e 5G.
Outro ponto importante foram as métricas experienciais, que envolvem experiência com vídeos, experiência com jogos e experiência com aplicativos de voz. Todas tiveram aumentos de 7,5, 8,6 e 5,6 pontos percentuais, respectivamente.
Porém, a migração de 10,5 a 14,5 milhões de assinantes por rede é uma tarefa desafiadora para a Claro, TIM e Vivo, que visam manter os níveis de qualidade que mantinham até agora. Esse processo complexo pode ter como consequência o congestionamento da rede.
Dados do OpenSignal mostram que a velocidade média de download 4G dos usuários da Tim e da Vivo tiveram resultados maiores seis meses após a conclusão da venda da Oi, mas Claro foi 8,6% lenta e caiu 2,4 Mbps, uma queda que pode ter ocorrido devido ao congestionamento de rede.
Entretanto, a boa notícia é que o espectro adicional transferido da Oi ajudará a compensar o tráfego de rede gerado pelo influxo de assinantes em migração, além das melhorias na experiência em redes 5G no país, resultantes das implementações na faixa de 3,5 GHz, também poderão contribuir no processo.
A integração total com as redes anfitriãs é planejada para o início de 2023, segundo informações obtidas por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre a OpenSignal e Anatel.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários