
Rumores 07 Fev
17 de setembro de 2022 2
A EVGA, uma das maiores fabricantes de placas de vídeo, anunciou na sexta-feira (16) a sua saída do mercado de GPUs e o fim da parceira com a NVIDIA. A empresa destacou que vai prestar todo o suporte aos consumidores que ainda adquirirem produtos.
A informação foi divulgada por diversos canais de hardware internacionais e confirmada pelo site brasileiro Adrenaline junto à EVGA. A divisão de placas de vídeo representa cerca de 80% do faturamento da empresa atualmente.
De acordo com o CEO da EVGA, Andrew Han, a empresa não está à venda e vai continuar no mercado com outros produtos, como fontes de alimentação, por exemplo. Inicialmente, não há planos também de expandir a atuação para outras categorias.
A companhia garantiu que os consumidores que possuem placas de vídeo da marca vão receber todo suporte e garantia. A EVGA seguirá vendendo as GPUs da série RTX 30 até que os estoques sejam esgotados, mas não lançará modelos da série RTX 40.
Cabe destacar que a EVGA é uma das poucas parceiras exclusivas da NVIDIA em GPUs e a empresa não comentou sobre planos de lançar modelos da AMD ou da Intel. O destino dos funcionários ainda é incerto neste momento.
Ainda segundo o relato dos youtubers de hardware internacionais, que foram até a sede da EVGA conversar com os executivos, a empresa afirmou que o encerramento da parceria é culpa da NVIDIA, por manter uma relação tóxica e de desconfiança.
A fabricante reclamou que não recebia informações suficientes sobre o funcionamento dos produtos e ficava sabendo dos preços apenas no anúncio para o público, além de não ter acesso aos drivers funcionais das GPUs para testes, o que causou problemas.
Outro ponto destacado é que a NVIDIA se tornou uma competidora dos parceiros com os modelos "Founder's Edition", que chegam a ser comercializadas com valores mais baratos. Os cortes de preços e as mudanças no mercado de mineração também influenciaram.
A NVIDIA foi notificada da decisão da EVGA em abril deste ano e emitiu uma pequena nota sobre o anúncio do fim da parceira. A empresa disse que vai continuar a dar todo suporte aos produtos da geração atual e desejou sorte para a companhia.
"Nós tivemos uma longa parceria com a EVGA ao longo dos anos e vamos continuar a dar suporte a eles na nossa geração atual de produtos. Nós desejamos ao Andrew [Andrew Han, CEO da EVGA] e aos nossos amigos na EVGA todo o sucesso", comentou a NVIDIA em nota.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários