
Economia e mercado 13 Dez
16 de dezembro de 2021 35
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, nesta quinta-feira (16), uma consulta pública por 45 dias sobre mudanças no Regulamento de Segurança Cibernética (R-Ciber), aprovado pela Resolução nº 740/2020.
Com as mudanças, as todas as prestadoras de serviços de telecomunicações, independentemente do porte, devem alterar a configuração padrão de autenticação de cada equipamento fornecido em regime de comodato aos seus usuários.
Dessa forma, caixinhas de TV paga, modens de banda larga e Wi-Fi instalados nas residências dos clientes, que foram cedidos pelas operadoras, não poderão ser entregues com configuração padrão que vem no produto e sim com códigos de segurança.
Por isso, as operadoras vão ter que os reconfigurar equipamentos e isso significa que aqueles que já estão instalados também terão que ser revisitados, se as regras forem aprovadas tal como sugeridas na consulta.
“A manutenção de configurações de segurança padrão, advindas do fabricante, torna-se um elo fraco na cadeia de segurança do provimento dos serviços de telecomunicações. Trata-se de uma prática muito eficaz contra ataques de baixa complexidade técnica”, disse o relator da matéria, o conselheiro Carlos Baigorri.
Entretanto, as operadores de pequenos porte, os ISPS com menos de 5% de participação no mercado de telecom, ficam dispensados de informar a Anatel sobre a sua infraestrutura, por não estarem enquadrados como fornecedores de infraestrutura crítica.
O que você achou sobre essa possível mudança? Diz pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários