Curiosidade 04 Out
Atualização (22/10/21)
A Huawei anunciou que a atualização do HarmonyOS agora já ultrapassou a marca de 150 milhões de usuários na China. Esse marco chega após o anúncio das 120 milhões de atualizações feitas até 23 de setembro de 2021, número divulgado no lançamento do Huawei Nova 9 na China.
Yu Chengdong, CEO do grupo de negócios de consumo Huawei, abriu a Huawei Developer Conference 2021 e anunciou que a última versão do HarmonyOS inclui diferentes tipos de plataformas de dispositivos — smartphones, tablets, IoT, casa inteligente e muito mais.
Como apontando anteriormente, a empresa subiu a meta para 400 milhões de usuários até o final do ano — mas talvez seja demais, se as coisas seguirem no ritmo atual. Visto isso, colocando as expectativas para baixo, Yu confirmou que, neste ano, a Huawei pretende concluir cerca de 200 milhões de atualizações do HarmonyOS. Mas relembrou que há metas maiores para o ano que vem.
Atualização (05/10/21) - JB
De acordo com novos números revelados pelo COO da Huawei, He Gang, o HarmonyOS agora já detém mais de 120 milhões de usuários ativos na China. A novidade foi compartilhada com o público por meio de uma carta pública distribuída nas redes sociais.
De acordo com o executivo, a adoção do sistema operacional está acontecendo "dentro do esperado" e até mesmo excedendo as expectativas da Huawei. Além disso, a empresa agora está comprometida com a entrega do HarmonyOS para 400 milhões de dispositivos até o final de 2022.
Para quem não se lembra, a meta anterior era alcançar 300 milhões até o fim deste ano. Claro que o crescimento rápido do software não é um mérito apenas dos smartphones, uma vez que o HarmonyOS também está sendo aplicado em diversos dispositivos de casa inteligente.
Aproveitando a oportunidade, Gang também confirmou que o beta do HarmonyOS já está disponível para a linha P10, Nova 3 e outros aparelhos mais antigos. Caso tudo aconteça dentro do esperado, a liberação estável deve acontecer até o fim deste ano.
Atualização (27/09/21) - JB
O HarmonyOS voltou a ser destaque na imprensa global após atingir um novo recorde de usuários ativos. De acordo com números revelados pela própria Huawei, já são mais de 110 milhões de pessoas com smartphones e dispositivos que rodam o novo software.
O ponto mais interessante é que a média de crescimento diário é impressionante, uma vez que estamos falando de 1 milhão de novas ativações por dia. Isso torna o HarmonyOS o líder em crescimento global, sendo que ele também será o software com a mais rápida adoção da história.
Esse crescimento recorde está acontecendo apenas em território chinês. Ou seja, quando o HarmonyOS for usado para substituir a EMUI 12 global, a tendência é que a quantidade de usuários salte ainda mais.
Por enquanto, ainda não sabemos se o HarmonyOS vai atingir a meta de chegar a 300 milhões de dispositivos até o fim do ano. De toda forma, a Huawei já atualizou o seu objetivo e quer que o software ultrapasse o Android e se torne o líder em Internet das Coisas (IoT).
Atualização (14/09/21) - JB
O ecossistema do HarmonyOS continua crescendo rapidamente pela China e nesta semana a fabricante confirmou um novo recorde no número de instalações. De acordo com a própria Huawei, já são mais de 100 milhões de usuários ativos.
Comentando o assunto, Yu Chengdong, CEO da Huawei, destacou que esse número foi alcançado graças a uma boa aceitação do público, uma vez que muitos podem optar por não instalar o update.
Muito obrigado por recebe-lo [o HarmonyOS] e esperamos manter esse ritmo [de crescimento] no futuro. Não vamos nos esquecer da nossa meta inicial.
Aproveitando a oportunidade, o executivo também anunciou que a Huawei tem uma nova meta para o HarmonyOS: conquistar não apenas 300, mas sim 400 milhões de usuários. A empresa não fala em prazo, mas a intenção é alcançar isso antes da metade do próximo ano.
Atualização (09/08/21) - JB
Apesar dos problemas de natureza comercial, a Huawei segue fazendo do HarmonyOS um verdadeiro sucesso. Na última semana a empresa liberou a atualização para mais de 65 smartphones e o resultado está sendo colhido nesta segunda-feira (9).
De acordo com informações da própria fabricante, o HarmonyOS já está sendo executado em mais de 50 milhões de dispositivos. Ou seja, em apenas uma semana o software conseguiu crescer 10 milhões de usuários.
O novo sistema operacional da Huawei tem conquistado esse rápido crescimento usando apenas a base chinesa de usuários da companhia. Quando ele se tornar global, a tendência é de que a quantidade de usuários cresça ainda mais.
Cabe lembrar que a gigante chinesa também prometeu levar o HarmonyOS para celulares ainda mais antigos, como os P10 e Mate 9. No entanto, para que os usuários tenham uma boa experiência, a chinesa está oferecendo um programa de update onde é possível expandir o armazenamento do smartphone e até mesmo substituir a sua bateria.
A novidade já está disponível na China, e há quem acredite que em breve ela poderá ser lançada em outros mercados. Claro que isso faz com que o HarmonyOS consiga expandir ainda mais a sua base de usuários.
Atualização (29/07/2021) por LL
A popularidade do HarmonyOS 2, sistema operacional próprio da Huawei, está aumentando de maneira veloz. A novidade foi lançada em junho e, mesmo ainda estando em sua versão beta, acaba de ultrapassar a marca de 40 milhões de instalações, segundo relatório da Huawei Central.
Em apenas 14 dias de disponibilidade, o HarmonyOS 2 já havia sido instalado em mais de 18 milhões de aparelhos. Até o final de 2021, a Huawei espera que o sistema chegue a 300 milhões de dispositivos.
A terceira versão beta do HarmonyOS já foi disponibilizada, mas por enquanto ainda é uma exclusividade da China. Em breve, porém, a Huawei deve anunciar um plano de disponibilização em outras regiões, incluindo o Brasil.
Vários aparelhos já foram contemplados com o software e outros seguem na lista dos que ainda irão receber a novidade. Dispositivos mais antigos como o Huawei Mate 9 e P10 estão inclusos. Até o momento, o HarmonyOS está presente no Huawei Mate 40, Mate 30, Mate 20, Mate 10, P40, P30 e P20, além dos tablets MatePad Pro e MediaPad M6.
HarmonyOS está presente em 40 milhões de dispositivos Huawei. Imagem: HC Newsroom
Atualização (08/07/2021) por LL
Huawei comemora! HarmonyOS já foi instalado em mais de 30 milhões de dispositivos
O HarmonyOS 2, sistema operacional da Huawei lançado há cerca de um mês, está sendo um grande sucesso antes mesmo da chegada de sua versão estável. A novidade foi instalada em mais de 18 milhões de aparelhos em apenas 14 dias, portanto a meta de chegar a 300 milhões de dispositivos ainda em 2021 não parece um tão sonho distante.
Agora, com a terceira versão beta do HarmonyOS já disponibilizada, a Huawei comemorou mais uma grande marca do sistema operacional: já são mais de 30 milhões de aparelhos com o software instalado, incluindo smartphones e tablets, segundo o site Huawei Central.
Vale lembrar que em pouco mais de uma semana após o lançamento do SO a marca chinesa anunciou o alcance da novidade a mais de 10 milhões de dispositivos, e já são 134 mil aplicativos e milhões de desenvolvedores inscritos.
No momento, o HarmonyOS é uma exclusividade da China, mas em breve a Huawei deve anunciar um plano de disponibilização em outras regiões, incluindo o Brasil. Vários aparelhos já foram contemplados com o software e outros seguem na lista dos que ainda irão receber a novidade.
Quais suas expectativas sobre o HarmonyOS? Está ansioso(a) para que a novidade chegue ao Brasil?
Atualização (01/07/2021) por LL
Huawei HarmonyOS foi instalado em mais de 18 milhões de dispositivos em 14 dias, diz relatório
A Huawei lançou seu sistema operacional próprio, HarmonyOS 2, há cerca de um mês — e até agora a novidade está se saindo extremamente bem, embora ainda esteja na versão beta. Em pouco mais de uma semana após o lançamento, a companhia chinesa anunciou alcance a mais de 10 milhões de dispositivos, 134 mil aplicativos e milhões de desenvolvedores inscritos.
Vários aparelhos serão contemplados com a novidade. Ao que parece, o HarmonyOS certamente deve atingir a meta de estar presente em 300 milhões de aparelhos ainda em 2021, especialmente quando a liberação para outros territórios além da China ocorrer — Brasil incluso.
Isso porque um relatório da Aurora Mobile mostrou que em um período de apenas 14 dias de existência, o HarmonyOS 2 foi ativado em mais de 18 milhões de dispositivos — uma amostra ainda mais incrível que a apresentada pela Huawei no início de junho. O levantamento levou em consideração as instalações entre 2 de junho e 16 de junho.
O número apresentado é cumulativo para usuários beta internos e do público. Mais especificamente, a quantidade total de instalações foi de 18.349 milhões até 15 de junho. Desse número, 15.514 foram usuários da versão beta pública, os outros 2.835 milhões são testadores internos.
Em termos de modelos de dispositivos, os donos do Huawei Mate 30 são os que mais utilizam o HarmonyOS 2, representando 22.5% do total de aparelhos com a novidade. O Mate 30 Pro vem logo após com 22.1%, sendo seguido pelo P40 Pro com 17.9%, Mate 40 Pro com 15.7% e P40 com 12.7%.
De acordo com a Huawei, o HarmonyOS tem muito potencial. A funcionalidade e qualidade do sistema se tornam mais óbvias quando há múltiplos terminais em funcionamento, visto que foca em smartphones, carros inteligentes, dispositivos vestíveis e afins. O novo sistema operacional é bastante diferente do Android, embora possua um relacionamento fundamental com o SO do Google e outros sistemas.
Texto original (10/06/2021)
Huawei comemora a marca de 10 milhões de dispositivos com HarmonyOS
Lançado oficialmente na última semana, o novo HarmonyOS já atingiu a marca de 10 milhões de usuários ativos. A informação foi revelada pela própria Huawei por meio do seu perfil oficial na rede social Weibo.
De acordo com a gigante chinesa, essa marca foi alcançada graças a ampla disponibilidade do software para alguns smartphones e tablets: famílias Mate 40, P40, Mate 30 e MatePad Pro.
O ponto mais importante é que essa atualização está disponível apenas para dispositivos chineses. Ou seja, ainda há um longo caminho para o HarmonyOS pela frente, sendo que os modelos P30, Honor 30 e V30 ainda estão na fase de testes do software.
Em comemoração a uma marca tão importante, a Huawei ainda divulgou a foto de um bolo de aparência bastante original. Como você pode conferir abaixo, os fones de ouvido, o relógio, o telefone e a TV são todos comestíveis.
Por enquanto, a Huawei não iniciou a liberação do HarmonyOS para o público que mora fora da China. Assim, ainda não é possível medir a aceitação dos consumidores europeus, por exemplo.
De toda forma, a tendência é que a quantidade de usuários ativos do HarmonyOS cresça rapidamente, uma vez que a Huawei tem uma grande quantidade de smartphones compatíveis com o software para serem atualizados.
É importante notar que HarmonyOS não é bem um sistema operacional totalmente novo. Na verdade, ele parece agir mais como uma marca abrangente para todos os diferentes sistemas operacionais da Huawei, incluindo a versão para relógios e IoT.
Além disso, a gigante chinesa também tem apostado na parceria com outras fabricantes para lançar produtos IoT com o HamonyOS. Isso amplia a quantidade de usuários do sistema, mas ainda há um longo caminho até a empresa atingir a meta de 300 milhões de dispositivos.
Comentários