LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PIX: novas regras obrigam que estabelecimentos aceitem QR Code

23 de abril de 2021 8

Com a rápida adesão ao PIX e sua ampla demanda de pessoas físicas e jurídicas, o Banco Central aprovou na última quinta-feira (22) uma atualização no regulamento do sistema de pagamentos instantâneos. A regra estabelece que as instituições adeptas ao sistema deverão disponibilizar pagamentos via QR Code até 30 de junho.

Anexo à Resolução BCB nº 1, o novo regulamento entra em vigor no dia 14 de maio, sendo referente ao sistema PIX Cobrança, que permite o cálculo de juros através de um pagamento via código QR, formato substituto do código de barras.

Novas regras visam acelerar o processo de digitalização das formas de pagamento do Brasil.

De acordo com o Banco Central, aqueles que não proporcionarem a experiência completa do sistema — consistindo de pagamentos agendados e leitura de QR Code, entre outros recursos — deverão possibilitar, minimamente, a leitura do código como via de pagamento instantâneo, com encargos e abatimentos calculados de forma automática. De qualquer forma, a partir do dia 1º de julho, as instituições estarão obrigadas a oferecer todas as funcionalidades do PIX.

Além dessas novas estipulações, outra novidade é o "PIX Agendado", que permitirá aos usuários programarem um pagamento para uma data futura sem que estejam vinculados ao PIX Cobrança. Dessa forma, o pagador poderá agendar transações contando apenas com uma chave PIX a partir do dia 1º de setembro.

Essa ferramenta era facultativa desde seu lançamento em novembro de 2020, tendo o Banco Central julgado que é um prazo razoável para que as instituições façam as adaptações necessários em seus aplicativos e plataformas de internet banking.

Em conclusão da nota, o Banco Central afirmou que, a partir do dia 30 de abril, os valores do Auxílio Emergencial 2021 poderão ser movimentados através do PIX, excetuando-se transferências para contas bancárias de mesma titularidade. Para o BC, a limitação se faz necessária em vista da possibilidade de descontos e outros encargos que prejudiquem o valor do benefício.

O sistema de pagamentos instantâneo deve receber outros recursos futuramente. O fato é que existem grandes planos para que o PIX seja, de fato, revolucionário. Com a mediação que o Banco Central oferece para que o sistema mantenha um padrão de qualidade em todas as instituições financeiras, pode-se esperar que esta seja uma das maiores criações do ramo financeiro e digital brasileiro.


8

Comentários

PIX: novas regras obrigam que estabelecimentos aceitem QR Code
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2