
Nextel 13 Set
24 de maio de 2021 20
Atualização (24/05/2021) por LL
A esperada lista "Não Me Perturbe" foi lançada em julho de 2019 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A novidade se tornou uma das escassas alternativas do consumidor para evitar ligações irritantes de telemarketing das principais operadoras brasileiras de telecom, além de bancos e instituições financeiras.
Embora a Anatel tenha considerado o bloqueio de chamadas ineficaz e lançado uma consulta pública com o intuito de encontrar outra solução para o problema, a plataforma já reúne 8,12 milhões de números de telefone cadastrados. A iniciativa, criada pelas operadoras de telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores.
O estado de São Paulo lidera o volume de pedidos de bloqueio, com 4,022 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 70,5 milhões de celulares e 11,2 milhões telefones fixos. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 724 mil números, seguidos do Paraná com 707 mil e do Rio de Janeiro com 501 mil registros.
De acordo com o TeleSíntese, o Não Me Perturbe passará aprimoramentos, intensificando o controle da atuação dos parceiros das operadoras para reduzir ainda mais as chamadas.
Haverá identificação, notificação e penalidades para os chamadores mais reclamados na plataforma. Vale pontuar que novas medidas de autorregulação para telemarketing já estão sendo apresentadas a autoridades do setor.
Os interessados em realizar o bloqueio dos números de celular e telefone fixo para não receber ligações de telemarketing de operadoras e bancos devem fazer o cadastro no site naomeperturbe.com.br ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.
Texto original (17/03/2021)
Em julho de 2019 a Anatel lançou o Não Me Perturbe, uma lista de bloqueio de ligações mantida pelas principais operadoras do Brasil, que mais tarde também agregou bancos e instituições financeiras. Agora um documento interno encontrado pelo Tecnoblog, mostra que a agência já considera a ferramenta ineficaz e está procurando por alternativas para os consumidores.
O Não Me Perturbe tem a função de livrar usuários das irritantes ligações de telemarketing das empresas. Para saber como se cadastrar no serviço gratuito, acesse o Detetive TudoCelular dedicado ao Não Me Perturbe.
Entretanto, o memorando nº 22/2021/EC da Anatel diz que o serviço não é tão eficaz assim. Segundo o documento:
Mesmo diante das iniciavas já construídas no sentido de evitar-se a propagação das chamadas indesejadas para os consumidores, dentre elas destacando-se a criação do site www.naomeperturbe.com.br, entendo que as medidas até aqui adotadas, muito embora tenham apresentado efeitos, ainda não atingiram plenamente os fins desejados, sendo premente que a Anatel aprofunde essa discussão a fim de se evitar a perpetuidade de um problema que vem se arrastando ao longo de dois anos, com um incremento geral no volume de ligações ao longo de 2020.
Dessa forma, Emmanoel Campelo, que é quem assina o memorando, afirma que a ferramenta ajudou a reduzir o incômodo, mas o volume de ligações aumentou em 2020, o que dificultou muito a atuação do Não Me Perturbe recentemente.
Não é difícil encontrar relatos de quem sofre com estas ligações, o meu próprio telefone está cadastrado no Não Me Perturbe, e há dias que recebo em média 8 ligações sobre venda de pacotes de serviços, o que é muito irritante. Felizmente há ferramentas próprias de certos fabricantes que evitam esse incômodo.
Visando encontrar outras formas de evitar que as pessoas recebam essas ligações indevidamente, o Presidente da Anatel solicitou a criação de um grupo para criar alternativas mais eficazes que o Não Me Perturbe.
Uma das soluções propostas é que as operadoras sejam obrigadas a pedir permissão para os usuários antes de efetuar ligações de telemarketing. Caso a resposta seja afirmativa, elas ainda seriam obrigadas a somente realizá-las em horário comercial com uma grande redução na quantidade de chamadas feitas.
A proposta está atualmente em consulta pública até 1º de abril de 2021 e, caso você queira opinar a respeito dela, acesse o link abaixo e clique em Contribuir no Artigo 35º.
Por enquanto o Não Me Perturbe é uma das únicas formas de bloqueio dessas ligações irritantes. Entretanto, caso deseje testar o aplicativo de Telefone do Google está disponível para aparelhos Android e já bloqueia muitas delas automaticamente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários