
Samsung 28 Out
31 de outubro de 2019 54
Após confirmar que o mercado chinês de smartphones continua em alta e isso tem salvado a Huawei, a Canalys agora divulgou os números referentes ao cenário mundial. De acordo com a empresa, depois de muito tempo em estagnação, as vendas finalmente voltaram a subir entre julho e setembro.
Esse resultado, apesar de positivo, pode ser considerado um tanto "fraco". Isso porque o mercado mundial de smartphones viu as vendas crescer apenas 1% no terceiro trimestre, com o embarque de 352,4 milhões de aparelhos. A título de comparação, em 2018 foram vendidas 348,9 milhões de unidades no mesmo período.
A Canalys destaca que a maior responsável por esse crescimento foi justamente a Huawei. Apesar da empresa estar enfrentando sanções dos Estados Unidos, a chinesa conseguiu crescer 29% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, as vendas agora são mais concentradas na China.
Já a Samsung continua liderando o mercado e teve um crescimento de 11% nas suas vendas. Contando com uma participação de 22,4%, a sul-coreana soube "fazer a lição de casa" com o lançamento da nova família Galaxy A. Isso porque a Canalys destaca essa geração como a mais vendida dentro do portfólio da empresa.
Outro ponto positivo da Samsung é a sua capacidade de produzir smartphones com peças proprietárias. Um exemplo disso é o lançamento do Galaxy Note 10, que tem modem e processador Exynos. Para Rushabh Doshi, da Canalys, a corrida pelo lançamento de aparelhos 5G será muito mais fácil para a sul-coreana:
O 5G é o próximo campo de batalha para a Samsung. É uma das poucas empresas que cria seus próprios processadores, modems e não precisa de fornecedores terceiros, como a Qualcomm. O mesmo também pode ser dito da Huawei.
Por fim, o terceiro lugar no mercado mundial de smartphones continua nas mãos da Apple e o lançamento da família iPhone 11 "estancou a sangria". Isso porque a empresa deixou de perder participação com dois dígitos, como visto em trimestres anteriores, e agora caiu apenas 7%.
Esse cenário só deve mudar com o lançamento do iPhone 5G em 2020, sendo que a Xiaomi também teve uma queda de 3% e continua na quarta colocação com participação de 9,2%.
O que achou dos números? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários