LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bill Gates admite que seu erro foi ter deixado a Microsoft fora do mercado de smartphones

24 de junho de 2019 34

Todos sabemos que a Microsoft bem que tentou, mas não conseguiu ser bem-sucedida no mercado de smartphones. A gigante de Redmond foi uma das primeiras empresas a apostar no gênero mobile, mas acabou perdendo foco com o lançamento e consolidação do Android.

Para piorar a situação, o lançamento de diversas versões do Windows Mobile acabou afastando os poucos usuários da plataforma. Isso sem falar que a consolidação do Android e do iOS deixou o sistema da gigante de Redmond sem aplicativos populares.

Agora, em uma entrevista publicada pelo The Verge, Bill Gates, fundador da Microsoft, admitiu o seu "maior erro" durante o tempo em que administrou a empresa:

No mundo dos softwares, particularmente para plataformas, esses são mercados que definem o vencedor. Então, maior erro de todos é o erro que eu cometi que fez com que a Microsoft não fosse o que o Android é hoje, [...] o Android é a plataforma elementar para telefones que não é da Apple nem da Microsoft. Isso era para ter sido algo natural para a Microsoft vencer. É realmente um caso onde o vencedor leva tudo. Se você está com metade do número de aplicativos ou 90% de muitos aplicativos, está no caminho certo para concluir a desgraça. Há espaço para exatamente um sistema operacional não-Apple e o quanto isso vale? Uns US$ 400 bilhões que seriam transferidos da empresa G [Google] para a empresa M [Microsoft].


Embora Gates tenha deixado o cargo de CEO em 2000, o co-fundador da Microsoft continuou como presidente e chefe de software da empresa. Durante esse período, Steve Ballmer controlou a gigante de Redmond e, muitas das vezes, ele é citado como "o grande culpado" pelo fracasso da companhia no mercado mobile.

Por isso, podemos dizer que essa confissão de Gates é algo surpreendente e tira um enorme peso da administração Ballmer. De toda forma, nada apaga a forma como o ex-CEO da Microsoft tratou o iPhone:

o telefone mais caro do mundo e não atrai os clientes corporativos porque não tem um teclado

Ao subestimar o poder do iPhone, a Microsoft acabou perdendo o "bonde" do mercado de smartphones e isso abriu brechas para a consolidação do Android como alternativa ao iOS. Pouco tempo depois, a empresa acabou percebendo o seu erro, mas já era tarde demais e os Windows Phone 7, 8 e o 10 Mobile fracassaram.

Gates ainda disse que, se não tivesse errado no mercado mobile, a Microsoft hoje seria a maior empresa de tecnologia do mundo:

É incrível para mim ter cometido um dos maiores erros de todos os tempos [...] nossos outros ativos, como Windows e Office, ainda são muito fortes, então acabamos sobrevivendo. Mas se tivéssemos acertado, seríamos a empresa líder, mas tudo bem.


34

Comentários

Bill Gates admite que seu erro foi ter deixado a Microsoft fora do mercado de smartphones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista